Pesquisar

14% Proposta de readequação salarial para profissionais da educação é aprovada na Assembleia Legislativa | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com 20 votos, o Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nesta quinta-feira (18) o Projeto de Lei (PL) nº133/2023, de autoria do Poder Executivo, de readequação salarial em 14% para os professores da Educação Básica e Educação Indígena do Estado. A proposta altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) desses servidores e será encaminhada para apreciação do governo do Estado.

O PL recebeu emendas das comissões, entre elas a ampliação do benefício a supervisores e orientadores escolares, além do pagamento com data retroativa a 1º de maio deste ano. A votação foi acompanhada por representantes do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado) que estavam nas galerias do Plenário Noêmia Bastos Amazonas para acompanhar o resultado e aplaudiram a decisão dos parlamentares.

Os deputados aproveitaram para parabenizar os profissionais pela conquista. O presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), enfatizou a sensibilidade do Poder Executivo em trabalhar a proposta e o empenho dos colegas em atuar em comissões conjuntas para acelerar o processo de tramitação na Casa.

“É a base de tudo, começa com os professores e temos uma educação universal para todos. Só ela pode gerar igualdade na sociedade”, disse Sampaio, acrescentando que se trata de uma ferramenta transformadora na vida dos cidadãos.

 

 

Para a deputada Catarina Guerra (União), a readequação salarial representará mais reconhecimento e valorização aos profissionais. Filho de professora, o deputado Rárison Barbosa (PMB) se disse emocionado com a aprovação. “Somos o que somos porque passamos pela escola, tivemos um professor que nos ensinou a viver melhor”.

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) destacou a dedicação do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Educação e Desportos à valorização dos profissionais que dedicam a vida a ensinar e afirmou que com esta aprovação ganharão crianças e adolescentes. O deputado Cláudio Cirurgião (União) acrescentou: “Vocês merecem muito mais, pois são condutores de sonhos na sociedade”.

A deputada Angela Águida Portella (PP) falou sobre a tramitação da matéria na Casa. “Alegria em ver como esse processo foi leve, suave, respeitoso. Temos que trabalhar outras faces, como treinamento, capacitação, reconhecer as progressões e fazer demais correções”.

O deputado Coronel Chagas (PRTB) complementou ao ressaltar uma das emendas. “Uma delas visa corrigir a distorção, que várias vezes excluiu os quadros dos supervisores e orientadores. Ontem [quarta-feira,17], trabalhando com todos os deputados, buscamos a solução para que isso não mais ocorra, e os incluímos”.

Segundo o deputado Armando Neto (PL), para esta valorização ser completa, é necessária a complementação em outras áreas para os profissionais. “Para fazermos uma boa educação, precisamos de um conjunto. Valorização do profissional, estrutura, material de consumo. Estamos aqui para unir forças e transformar esse benefício para que os profissionais trabalhem com dignidade”.

A deputada Aurelina Medeiros (PP) aproveitou para direcionar o discurso aos professores da Educação Especial. “Quero dizer que estamos trabalhando no projeto de lei e vamos entregá-lo, ele já está pronto”, se referindo ao PL que tramita na Assembleia Legislativa para tentar solucionar a aposentadoria especial aos docentes lotados em Centros Especializados.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alfredo Maia / Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024