Pesquisar

15 DE OUTUBRO Professores da Assembleia Legislativa compartilham experiências e celebram conquistas na docência | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

“Ser professor é ser um eterno aprendiz”. É assim que a professora Glaiciane Andrade, do curso de Atendimento ao Público da Escola do Legislativo (Escolegis), descreve o ato de lecionar.

Docente há mais de 12 anos, ela celebra o Dia do Professor neste sábado (15) e afirma que as trocas de experiências tornam a profissão tão especial.

“Ser professor vai além de passar conhecimento. É você aprender. Ele [professor] se alimenta do conhecimento dos alunos e acaba aprendendo até mais do que eles. É a profissão que eu amo, sou apaixonada pela sala de aula e não me vejo em outra função.”

Formada em Administração, Glaiciane conta que não fazia parte de seus planos se tornar professora, mas acabou se apaixonando pela área.

“Não era o meu objetivo estar em sala de aula, mas assim que eu fui inserida e tive a possibilidade de trabalhar, eu me apaixonei. Então, por isso, estou até hoje na sala de aula. Estou fazendo minha segunda graduação em Pedagogia, tenho especializações em Educação a Distância e Gestão. Tudo hoje é focado na educação”, ressaltou Glaiciane.

É muito prazeroso’

O amor pela docência também transformou a vida do professor de balé do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Célio Magalhães.

“Nunca passou pela minha cabeça ser professor de balé, principalmente ser bailarino, mas foi algo que mudou minha vida. Já tenho 22 anos de carreira e me considero 90% professor e 10% bailarino. Hoje me dedico a ensinar tudo aquilo que já aprendi”, afirmou.

Durante os anos de carreira, o professor viajou mundo afora participando de workshops e festivais, onde representou Roraima. Toda a experiência é compartilhada na sala de aula, com as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro.

“É muito gostoso passar para elas essas experiências, é uma troca. […] Eu não pensava em ser professor de dança, mas quando o destino escolhe e você tem esse dom, é maravilhoso. A dança transformou minha vida em muitas áreas, tanto com a disciplina como conhecer a vida, conhecer outros estados. Tudo isso me levou a ser professor, a me dedicar mais e aprimorar minha didática.”

Para ele, transformar tantas vidas trouxe sentido para a sua própria. “É muito prazeroso e cativante transformar a vida das crianças pelo balé, movimentos, pela linguagem da dança, onde elas trabalham a sociabilidade, a empatia, e as levamos a descobrir seu corpo, o seu talento e a vontade de sonhar”, destacou o professor.

Construir novos conhecimentos’

A professora do curso de camareira da Escolegis, Tathiana Picanço, atua há mais de dez anos na docência. Ela é formada em Turismo pela Universidade Nilton Lins, de Manaus, e ressalta a troca de saberes como fator primordial na construção do conhecimento.

“Lecionar para mim é construir novos conhecimentos. É conseguir visualizar o desenvolvimento do aluno, como ele inicia e, depois da formação, perceber o crescimento profissional e que ele adquiriu conhecimento. É uma paixão para mim, eu gosto muito de ensinar”, afirmou Tathiana.

Incentivo à educação

O incentivo ao ensino é uma pauta importante da Assembleia Legislativa, segundo o presidente da Comissão de Educação, deputado Evangelista Siqueira (PT). Além dos trabalhos desenvolvidos pela Escolegis e Centro de Convivência da Juventude, a Casa beneficiou a categoria por meio da aprovação de projetos de lei.

 

 

“Por meio da Comissão de Educação, nós já encaminhamos discussões importantes para todas as categorias que compõem a educação estadual, sejam elas professores, alunos, pais e demais servidores. Aprovamos o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração], reajuste salarial para os professores, e temos cobrado constantemente providências do Governo do Estado em relação ao transporte escolar, merenda, estrutura das escolas, dos prédios e melhores condições de trabalho para os profissionais”, destacou o deputado.

 

Ainda segundo o parlamentar, o compromisso da ALE-RR com o cidadão visa garantir a educação de qualidade e o incentivo aos profissionais da categoria. “Estamos atentos a todos os temas que chegarem ao nosso conhecimento, para que nós possamos dar encaminhamento e cobrar dos órgãos necessários a plena efetivação para melhoria da educação estadual”, concluiu Evangelista.

 

Texto: Juliana Dama

Foto: SupCom ALERR

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Feira de Negócios e Vitrine Autoral: Sucesso em parceria com o Macchiato Café prestigia o Talento e a Criatividade Local | ASN Roraima

Postado em 10 de novembro de 2024

Força-tarefa multiagências atua na desintrusão da Terra Indígena Munduruku (PA) — Agência Gov

Postado em 10 de novembro de 2024

Aviões da força aérea britânica fazem pouso de emergência no Rio

Postado em 10 de novembro de 2024

EVENTO ADIADO Serviço de emissão de RG para autista e familiares será realizado durante a semana | ALE-RR

Postado em 9 de novembro de 2024