Pesquisar

EM PRIMEIRO TURNO Plenário da Assembleia Legislativa aprova alterações na Constituição de Roraima | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em votação no Plenário Noêmia Bastos Amazonas nesta terça-feira (4), os deputados apreciaram e votaram, em primeiro turno, duas propostas de emenda à Constituição (PECs) e mantiveram o veto parcial ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A primeira a passar por votação foi a PEC nº 03/2023, de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), que recebeu 17 votos favoráveis. Ela trata da apresentação e execução de emendas parlamentares aos projetos de lei em matérias orçamentárias, como o Plano Plurianual, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA.

Desta maneira, as emendas precisam ser compatíveis com o Plano Plurianual e o Poder Executivo deverá encaminhar à Assembleia Legislativa projetos com proposta de modificações, sendo em até 2% referente à receita corrente líquida do exercício anterior.

Apresentada pelo deputado Rárison Barbosa (PMB), PEC nº 02/2023 recebeu 19 votos no primeiro turno de votação. A matéria estabelece a regulamentação da Polícia Penal em Roraima, com diretrizes e competências dentro da administração do Poder Legislativo e direto ao Sistema Prisional no Estado. “Essa PEC é importante para a Polícia Penal, início da regulamentação da nova polícia. Será fazer justiça mais uma vez a servidores que trabalham para manter a segurança dos presídios e da sociedade roraimense”, defendeu o autor.

A proposta causou manifestação de apoio por parte de deputados no Plenário. O deputado Jorge Everton (União) parabenizou a iniciativa de Barbosa frente às causas da Polícia Penal. “Estamos há anos sem fugas devido a esses aguerridos servidores”, disse. O deputado Marcos Jorge (Republicanos) complementou. “Deputado Rárison traz anseios de uma polícia recente, o reconhecimento constitucional para equivalência de forma harmônica com as demais polícias”.

Por se tratar de emenda à Constituição, as duas PECs passarão por dois turnos de votação e serão promulgadas pela Assembleia Legislativa de Roraima em Diário Oficial Eletrônico.

Veto

 

Os parlamentares mantiveram o veto parcial apresentado pelo governo do Estado por intermédio da Mensagem Governamental nº 15/2023 ao Projeto de Lei nº 383/2022, que, após aprovação em Plenário e sanção governamental, tornou-se a Lei nº 1.795/2023, sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A restrição ocorre quanto ao remanejamento de emendas da Agricultura para UERR (Universidade Estadual de Roraima). “Esse veto que foi feito pelo governador foi acertado. Temos que valorizar a educação, mas neste momento precisamos de políticas públicas para a agricultura familiar”, defendeu Jorge Everton.

 

 

 

As matérias encontram-se detalhadas no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – sapl.al.rr.leg.br).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade / Marley Lima

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024