Pesquisar

RECONHECIMENTO   Parlamentares aprovam projetos de lei que beneficiam carreiras da Saúde e Planejamento   | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima aprovou nesta terça-feira (4), por unanimidade, dois projetos de lei (PLs) sobre Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), sendo o PL nº 75/2023, dos profissionais da Saúde, e o 48/2023, da Carreira de Planejamento e Orçamento, ambos de autoria do Poder Executivo.

 

Após sancionados, os vencimentos dos respectivos cargos efetivos passam a vigorar com valores atualizados.

 

Durante as votações, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) parabenizou a Casa pela agilidade nas discussões de matérias que garantem direitos e valorizam os servidores estaduais, e o governo estadual pelo reconhecimento dos colaboradores da Secretaria de Planejamento.

 

“Quando valorizamos os servidores da Seplan, estamos apreciando aqueles que conseguem enxergar aquilo que é estratégico para o Estado, que ajudam a planejar com eficiência, e que todos os dias têm sido fundamentais para a reorganização de Roraima, desde a intervenção federal”, reconheceu.

 

 

 

 

Outro PL do governo de Roraima aprovado com emendas, por 17 votos, foi o nº 11/2023, que altera a Lei nº 499/2005, que dispõe sobre a reorganização administrativa do Estado.

 

Conforme Mensagem Governamental nº 13/2023, passam a ser estabelecidas novas atribuições à Casa Militar, como prover a segurança pessoal do vice-governador e de seus familiares, do hangar do governo e outras edificações permanentes ou transitórias; coordenar e supervisionar, em consonância com a Casa Civil, os serviços de transporte terrestre, aéreo e fluvial do governador, vice-governador e de autoridades visitantes, bem como os serviços de segurança dessas últimas.

 

Demais PLs do governo de Roraima

 

Ainda durante a sessão ordinária desta terça-feira, foram apreciados e votados favoravelmente pelos parlamentares outros quatro PLs de autoria do Executivo.

 

Indicada pelo PL nº 27/2023, a Secretaria de Estado do Índio (SEI) passa a ser denominada Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi).

 

O PL nº 47/2023, que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado (RORAIMA 2030), fica autorizado a estabelecer políticas públicas empreendedoras, inovadoras e efetivas para o desenvolvimento sustentável de Roraima e, assim, torná-lo um excelente Estado para se viver.

 

O PL nº 55/2023, aprovado com emendas, altera e acrescenta dispositivos à Lei n° 629/2007, que cria o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FHIS) e institui o seu Conselho Gestor.

 

Em uma de suas alterações, a nova redação prevê ao caput do artigo 5º da referida legislação reserva de, ao menos, 1/4 (um quarto) das vagas do Conselho Gestor do FHIS a representantes dos movimentos populares.

 

Com emendas da deputada Angela Águida Portella (PP), o PL nº 8/2023, que institui o Programa Estadual de Habitação “Aqui Tem Morar Melhor” e a “Política Estadual de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social”, teve 18 votos a favor.

 

Portella defendeu a importância do projeto, que ajudará a diminuir a falta de moradias dignas, principalmente às mulheres que provêm o sustento da família.

 

“A previsão é de cinco mil novas casas para atender à população da capital e do interior. Nossa emenda foi no sentido de que 20% sejam franqueados às mulheres responsáveis pelo sustento da família, e 5% àqueles que têm alguma deficiência”, ressaltou a deputada, complementando que a medida é uma forma de garantia de direitos isonômicos.

 

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024