Pesquisar

Governo de Roraima recebe senadores da Comissão Externa Yanomami

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 14 de abril de 2023, o governador Antonio Denarium recebeu os integrantes da Comissão Temporária Externa Yanomami do Senado Federal para debater as ações realizadas pelo governo para atendimento dos povos indígenas em todo o Estado

 

Dos oito integrantes da Comissão, estiveram presentes os senadores de Roraima, Chico Rodrigues, que é presidente da comissão e Mecias de Jesus, bem como o senador de São Paulo, Marcos Pontes, titular da comissão. Também participaram da reunião Marcos Vesolosquzki Kaingang, diretor do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Lenita Cunha e Silva, secretária da Comissão, e Erika Leal Mello, secretária-adjunta.

 

Durante o encontro o governador Antonio Denarium apresentou dados referentes aos atendimentos realizados pelo Governo do Estado para a população indígena e reforçou as medidas que tem feito para fomentar a produção em terras indígenas, com o objetivo de maximizar a segurança alimentar e geração de renda.

 

“Todos que tem interesse em trabalhar e produzir, tem o apoio do Governo do Estado. Nas comunidades indígenas temos os projetos de avicultura, piscicultura e o programa de grãos.  Em 2021 e 2022, foram 2.400 hectares de área plantada de milho e feijão, totalizando mais de 6 mil  toneladas de produção”, reforçou Denarium.

 

“Pretendemos ampliar ainda mais as ações voltadas para essa população, sempre em parceria com o Governo Federal, respeitando as diferenças e levando dignidade para todos que vivem em Roraima”, complementou.

 

 

Os senadores visitaram as unidades de saúde em Boa Vista que oferecem suporte aos Yanomami. Entre os locais visitados estão: a Casa da Saúde Indígena, os hospitais de Campanha, da Criança e o Hospital Geral, além do Centro da Operação Acolhida.

 

“vamos elaborar um relatório com tudo que está sendo registrado aqui e apresentaremos no Senado Federal para que sejam tomadas providências urgentes. Não adianta discutir a crise nas terras indígenas sem conhecer de perto o que está acontecendo no nosso Estado”, explicou o senador Mecias de Jesus.

 

Criada em fevereiro deste ano, em meio a crise sanitária que vem ocorrendo dentro da terra indígena Yanomami, a comissão tem como principal objetivo acompanhar in loco a situação dos indígenas e a saída dos garimpeiros de suas terras, no prazo de 120 dias.

 

Para o senador Marcos Pontes, o diálogo e a cooperação entre as esferas de governo são fundamentais para alcançar resultados positivos e duradouros.

 

“Estamos empenhados em trabalhar juntos, unindo esforços e recursos para garantir um futuro melhor para a população de Roraima e de todo o Brasil. Seguimos firmes na construção de um país mais justo, próspero e igualitário, onde todos possam viver com dignidade e ter acesso às oportunidades que merecem”, pontuou o senador.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024