Pesquisar

NA PRÓXIMA SEMANA | Polícia Civil e Comitê Internacional da Cruz Vermelha realizam curso de gestão de pessoas falecidas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Terá início na segunda-feira, dia 17, o curso de Gestão de Pessoas Falecidas, direcionado aos profissionais do IML (Instituto de Medicina Legal), IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz) e ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) da PCRR (Polícia Civil de Roraima).

 

O curso, oferecido pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), é direcionado àqueles servidores ligados direta ou indiretamente aos processos de identificação humana post mortem.

 

As aulas acontecem das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30, no auditório do Hotel Aipana Plaza Hotel, com três dias de duração, totalizando 24 horas-aula.

 

Segundo a delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o curso foi oferecido pelo CICV e incluído no Programa de Capacitação Continuada para a próxima promoção dos vários cargos da Instituição.

 

“Entre os objetivos da capacitação, está o fornecimento de estratégicas e técnicas orientadas para o reforço da capacidade institucional em relação à recuperação, transporte, análise, identificação, gestão de dados, entrega e comunicação com as famílias, incluindo as práticas de sepultamento de pessoas, relacionadas com a violência armada, migração e emergências”, destacou.

 

No conteúdo programático está incluso a formação de uma visão geral do processo de gestão de pessoas falecidas, a explanação do processo integrado de identificação humana, uma atividade prática para gestão de pessoas falecidas com ênfase em identificação humana.

 

Durante a abertura do evento, que contará com a presença do coordenador Forense do CICV, Frederico Mamede, e representantes da Polícia Civil, será assinado pela delegada Geral Adjunta, o termo de doação de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), recebidos nesta semana pelos institutos periciais de Roraima.

 

A capacitação será ministrada pelo perito odontolegista da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI-SC), Paulo Miamoto.

 

MINISTRANTE – Paulo Miamoto é perito odontolegista da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI-SC), nos setores de Odontologia Legal e Antropologia Forense da Superintendência em Florianópolis.

 

Possui doutorado em Odontologia Legal e mestrado em Odontologia Social pela USP (Universidade de São Paulo). Especializado em Odontologia Legal e graduado em Odontologia pela Unicamp.

 

Atuou como Antropólogo Forense para o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo.

 

Foi estagiário do Laboratório de Morfologia e Antropologia Forense da Faculdade de Ciências da Universidade Masaryk, na República Tcheca, e atuou na docência universitária em Odontologia Legal e Anatomia Humana.

 

Tem experiência com tecnologias 3D abertas aplicadas a Aproximações Faciais Forenses e Medicina Veterinária.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024