Pesquisar

SETOR SECUNDÁRIO Comissão de Empreendedorismo e Comércio da ALE-RR se reúne com classe industrial do Estado | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Indústria, Empreendedorismo, Comércio, Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se reuniu com representantes da classe industrial do Estado para tratar sobre as pautas de crescimento do setor. A reunião ocorreu na sede da Federação da Indústria do Estado (Fier) e contou com a presença de autoridades do governo do Estado.

 

Os empresários apresentaram propostas para o desenvolvimento da classe aos parlamentares, por meio da entrega da “Carta da Indústria”. Entre as demandas apresentadas, destacam-se o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), melhoria da infraestrutura e logística da BR-174 e a precariedade da energia elétrica em Roraima.

 

O presidente da comissão da ALE-RR, deputado Gabriel Picanço (Republicanos), destacou que o Legislativo está disponível para ouvir as demandas do setor industrial roraimense.

“A partir dos relatórios oriundos dessas reuniões, o nosso objetivo é levar as demandas do setor produtivo e empresarial de Roraima ao governo do Estado. Dessa forma e de posse desse documento, o Poder Executivo estadual tem a possibilidade de garantir alguns benefícios solicitados pela categoria”, disse Picanço.

 

 

A presidente da Fier, Izabel Itikawa, classificou como relevante a aproximação do Poder Legislativo com o setor. “Realizamos um diálogo construtivo, em que tivemos a oportunidade de ouvir os empresários por meio de perguntas e colocações pertinentes ao assunto. Tenho certeza de que a comissão legislativa vai levar tudo o que ouviu aqui para o Parlamento e governo estadual, no sentido de trazer bons resultados a nossa indústria, comércio e serviço”, declarou.

 

Kardec Jackson Santos, auditor-fiscal da Secretaria da Fazenda de Roraima (Sefaz), representou o governo do Estado no encontro. Ele ressaltou que o aumento da alíquota do ICMS, um dos principais problemas apontados pelos empreendedores, foi necessário para ajustar o orçamento estadual em 2023.

“Sabemos que o aumento de impostos afeta diretamente o consumidor e gera um pouco de inflação. No entanto, o Estado viu a necessidade dessa ação para manter despesas essenciais, como saúde, educação e segurança pública. Afinal, esses são serviços que a Constituição Federal ordena que não haja contingenciamento”, disse o auditor.

 

 

Membro da comissão legislativa, a parlamentar Tayla Peres (Republicanos) destacou que são essas reuniões que possibilitam a criação de melhores proposições para a classe. “A ideia do encontro é estar mais perto do empresariado e ouvir suas propostas para fortalecimento do setor. Certamente, essa reunião vai gerar grandes discussões para embasar ideias de projetos de lei e de indicações parlamentares na Assembleia Legislativa”, afirmou.

 

Essa é terceira vez que a Comissão da ALE-RR se reúne com os empreendedores roraimenses. O primeiro encontro ocorreu na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL) em 10 de março, e o segundo na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio RR) em 23 do mesmo mês.

 

 

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024