Pesquisar

PLANEJAMENTO Deputados da ALE-RR analisam Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024 | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2024 está em tramitação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e parlamentares da Casa têm até sexta-feira (16) para apresentar emendas à peça orçamentária. O projeto tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos, com base nas prioridades e metas da administração pública estadual e com o intuito de subsidiar a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que a LDO é mecanismo constitucional para planejamento orçamentário do Estado e que garante a melhor execução de políticas públicas aos roraimenses.

“Uma das principais atribuições da Assembleia Legislativa é dispor sobre leis orçamentárias do Estado, sendo uma delas a LDO. A nossa função é debater e aprovar essas normas, pois são elas que subsidiam as políticas estatais e possibilitam uma melhor qualidade de vida ao nosso povo”, frisou o presidente.

A PLDO foi apresentada pelo Poder Executivo ao parlamento estadual no dia 15 de maio e logo foi direcionada à Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle da Casa Legislativa. A deputada Catarina Guerra (União), presidente da comissão, explica quais os próximos passos da tramitação da matéria.

“Neste momento, estamos em fase de emendas, em que qualquer parlamentar pode analisar e apresentar suas referidas contribuições. Após, o relator da PLDO avaliará todas as informações, incluídas as contribuições oriundas da sociedade, e vai submeter à Mesa Diretora da ALE-RR, para aprovação em plenário desse texto que é fundamental para o planejamento orçamentário do nosso Estado”, informou Guerra.

O relator do projeto é o deputado Marcos Jorge (Republicanos). Ele destacou que o trabalho da relatoria será harmônico entre instituições, parlamentares e população, com o objetivo de atender aos anseios da sociedade roraimense.

“Para esse projeto, abriremos consulta pública por meio das redes sociais e do site da ALE-RR, com o intuito de receber contribuições da sociedade como um todo. Portanto, o trabalho que conduziremos será no sentido de aperfeiçoarmos o projeto de lei encaminhado pelo Executivo, observando, obviamente, a possibilidade de execução. Isso certamente vai trazer as diretrizes que conduziram o orçamento de forma mais justa para toda população do Estado”, frisou Jorge.

No segundo semestre deste ano, a Assembleia Legislativa receberá do Governo do Estado o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2024. Esse texto terá como principal embasamento as metas e prioridades trazidas na LDO, conforme explicação do superintendente legislativo da ALE-RR, Jardel Souza.

“O governador, gestor da administração pública, encaminha os projetos orçamentários ao Legislativo para análise, discussão, proposição de emendas, se for o caso, e posterior aprovação. No caso da LDO, o projeto é submetido à Assembleia Legislativa no primeiro semestre do ano, trazendo as previsões de arrecadação e prioridades para o exercício de 2024. Até 30 de julho, a PLDO deverá ser aprovada, tornando-se lei, e que embasará a realização da PLOA para o segundo semestre de 2023”, detalhou Souza.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Projeto obriga a adoção de telhados verdes em habitações construídas com recursos públicos – Notícias

Postado em 21 de setembro de 2024

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Postado em 21 de setembro de 2024

ESTREIA TV Assembleia aborda Alzheimer e principais causas que levam a suicídio em duas produções especiais | ALE-RR

Postado em 21 de setembro de 2024

Inmetro verifica balanças em Operação Especial ‘Dia do Feirante’ — Agência Gov

Postado em 21 de setembro de 2024