Pesquisar

INCLUSÃO SOCIAL Escolegis certifica alunos do curso de Libras em cerimônia emocionante | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (23), a Escolegis (Escola do Legislativo), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou uma cerimônia especial de encerramento da turma da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico, da unidade do bairro Santa Luzia. Em tom entusiasmado, mais de 30 alunos receberam o certificado de conclusão do curso, validando os conhecimentos introdutórios daquela que é a segunda língua oficial do país.

Durante o evento, os alunos interpretaram canções e fizeram um pedido especial em Libras ao diretor da Escolegis, Brenno Carvalho. A solicitação da turma foi a continuidade da qualificação, agora para o nível intermediário.

 

“Vim para o encerramento do curso e percebi uma turma altamente comprometida. Os alunos apresentaram três músicas em Libras, o que realmente é gratificante e demonstra que todo o trabalho feito pela Escolegis tem destinação correta. Já me comprometi e vamos fazer uma nova turma intermediária de Libras aqui na unidade Santa Luzia”, confirmou o diretor.

Um dos alunos certificados foi Mikeias de Souza, de 15 anos. Animado com o que aprendeu, ele afirmou que as aulas superaram todas as expectativas.

“Confesso que eu não estava muito animado, mas acabei vindo fazer o curso e me apaixonei. Esses conhecimentos vão me ajudar bastante no meu futuro profissional e pessoal, pois poderei me comunicar melhor com outras pessoas. Quem sabe não siga carreira e me torne um intérprete?”, disse o jovem entusiasmado.

Já Ester Cardozo, acadêmica de Gestão Pública, destacou o caráter inclusivo do curso e apontou o que a motivou a cursá-lo. “Acredito que seja muito importante a inclusão social, pois tenho um amigo surdo e não sabia me comunicar direito com ele. A ideia é que a gente possa aprender Libras e possibilitar ainda mais a inclusão dessas pessoas”, declarou.

A instrutora do curso, Claudia Borges, elogiou o empenho dos alunos e destacou a importância da inclusão da comunidade surda na sociedade.

“Por exemplo, quando vamos para um outro país e não sabemos a língua, ficamos perdidos, sem nos comunicarmos. Da mesma forma é o surdo dentro da nossa sociedade. Então, a disponibilização desse curso para a comunidade em geral, com o intuito de realizar essa comunicação com os surdos, é de suma importância”, ressaltou a professora.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024