Pesquisar

Projeto prevê dedução no IR de doações a fundos patrimoniais – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

22/02/2024 – 09:42  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Luísa Canziani quer gerar receita contínua para financiar instituições

O Projeto de Lei 6185/23 permite a dedução no Imposto de Renda (IR) dos valores doados a fundos patrimoniais por pessoas e empresas. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera pontos da legislação tributária.

Além disso, para as gestoras de fundos patrimoniais, a proposta cria benefícios relacionados a contribuições sociais. No PIS/Pasep, por exemplo, os valores devidos deverão ser apurados sobre a folha de pagamento. Também haverá isenção de Cofins.

“A Lei 13.800/19 traz regulamentação importante sobre fundos patrimoniais, mas houve vetos a artigos que criavam incentivos fiscais para doações”, disse a autora da proposta, deputado Luisa Canziani (PSD-PR), ao defender as mudanças.

A renúncia fiscal decorrente dos incentivos previstos teria impacto orçamentário e financeiro de R$ 14,437 milhões anuais, em média, considerando os anos de 2023, 2024 e 2025, segundo cálculo da Receita Federal anexado pela deputada ao projeto.

Fundos patrimoniais
Os fundos patrimoniais – ou endowment funds, denominação usada em outros países – são formados por doações privadas, de pessoas e empresas. O montante arrecadado em geral é investido no mercado financeiro e de capitais (Bolsas).

A ideia é gerar receita contínua – ou perpétua, se apenas os rendimentos vierem ser sacados – que sirva para o financiamento de longo prazo de instituições de interesse público, em atividades por meio de parcerias, programas e projetos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Rodrigo Bittar

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Força Nacional do SUS realiza ações de prevenção em saúde no Amazonas — Agência Gov

Postado em 21 de setembro de 2024

Projeto obriga a adoção de telhados verdes em habitações construídas com recursos públicos – Notícias

Postado em 21 de setembro de 2024

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Postado em 21 de setembro de 2024

ESTREIA TV Assembleia aborda Alzheimer e principais causas que levam a suicídio em duas produções especiais | ALE-RR

Postado em 21 de setembro de 2024