Pesquisar

TRABALHO RECONHECIDO Fotojornalista da ALE-RR é finalista em prêmio nacional do Judiciário | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O fotojornalista Jader Souza tem 28 anos de profissão e 8 anos de Poder Legislativo – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

O fotojornalista Jader Souza, da Superintendência de Comunicação (SupCom) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), é o único finalista do Estado no “I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã”. Os indicados foram divulgados nesta quinta-feira (4) e os vencedores serão anunciados em cerimônia no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, em 24 de abril.

O prêmio é dividido em cinco eixos, relacionados a diferentes tribunais superiores. Concorrendo no eixo 3, do STJ, o trabalho “Beneficiário do ‘Armário Social’ apoiado pela ALE-RR diz que campanha foi luz em sua vida: ‘Não tinha ninguém, retrata a vida de egresso do sistema prisional beneficiado pela campanha idealizada pelo Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que em Roraima tem como principal parceiro a Assembleia Legislativa.

“Procuro dar o meu melhor em todas as pautas, em todos os trabalhos que realizo”, ressalta Souza – Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR

“É um tema muito sensível, envolvendo um egresso do sistema prisional, então, é gratificante você retratar alguém que cometeu algum delito, cumpriu sua dívida com a Justiça e, como nunca é tarde para recomeçar, tenta reconstruir sua vida. Para um egresso, é muito difícil arrumar um emprego. Nosso personagem queria demonstrar a gratidão pela oportunidade que teve. A essência dessa foto, acredito que seja o resgate dele como cidadão”, ressaltou o fotojornalista.

Souza se diz surpreso pela classificação, mas não menos envaidecido, por ser algo que valoriza o trabalho realizado e ao mesmo tempo faz com que busque aprimoração profissional.

“É um sentimento de dever cumprido, porque sempre procuro dar o meu melhor em todas as pautas, em todos os trabalhos que realizo. Não posso deixar de agradecer a oportunidade que a Assembleia Legislativa, por meio da SupCom, nos dá de ter essa liberdade de criar. Agradecer a Soninha [Sonia Lucia Nunes], nossa superintendente, que sempre nos incentiva a dar nosso melhor, dentro do que é possível. Sempre digo que Deus coloca anjos em nossa vida, eu dou graças a Ele, mas também sou grato a esses anjos, nesse caso específico, a Léo [Daubermann, diretora de Imprensa e Jornalismo] e Yasmin [Guedes Esbell, coordenadora de imprensa] que estavam atentas, tiveram sensibilidade e incentivaram minha inscrição, porque material nós tínhamos”, disse.

Com 28 anos na profissão de fotojornalismo e trabalhos importantes no currículo, Jader Souza, revela que esse não é o primeiro concurso de que participa. “Já participei do Prêmio Sesi de Jornalismo, ficando em segundo e terceiro lugares e na [Mostra Fotográfica] 9 de Julho fiquei em segundo lugar, mas a primeira colocação até hoje, não veio. Quem sabe seja agora?”, indagou, satisfeito.

Para a superintendente de comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, a classificação no prêmio nacional de jornalismo do Judiciário é resultado de um trabalho que é feito com dedicação e empatia ao próximo, por toda equipe da Comunicação.

Superintendente de Comunicação Sonia Lucia Nunes – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Nosso coração é só gratidão por ver o trabalho de uma equipe afinada e competente ser reconhecido nacionalmente. Até porque eu sei que, diariamente, a equipe tem um compromisso de garantir que o cidadão esteja sempre bem-informado sobre as ações do parlamento e perceba os resultados das políticas públicas que mudam a vida de muita gente. E eu tenho certeza de que foi com esse sentimento que o fotojornalista Jader registrou a rotina do beneficiário do programa ‘Armário Social’, que busca trazer dignidade para quem quer mudar de vida”, ressaltou.

 

Sobre o prêmio

 

Com o objetivo de valorizar reportagens que mostram o papel do Judiciário na promoção da cidadania e na proteção do Estado Democrático de Direito, o prêmio é uma ação conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988 (comemorado em 5 de outubro do ano passado) e promover uma reflexão sobre os direitos que ela assegurou.

Cada um dos cinco eixos temáticos premiará trabalhos jornalísticos em cada uma das quatro categorias disponíveis: jornalismo escrito (impresso ou on-line); de áudio; de vídeo; e fotojornalismo. Ao todo, foram 261 trabalhos inscritos e as comissões julgadoras, constituídas pelos tribunais, foram compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa.

Texto e fotos: SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024