Pesquisar

Sesau e parceiros promovem blitz sobre enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em alusão ao Maio Laranja, a Sesau (Secretaria de Saúde) e instituições parceiras promovem nesta sexta-feira, dia 17, no Centro de Boa Vista, uma blitz de sensibilização sobre a importância do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A atividade terá início às 9 horas, no semáforo da praça do Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima. A programação faz parte as ações do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo do qual a Sesau faz parte.

“Essa é uma ação de agenda partilhada do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, juntamente com outras instituições governamentais e não governamentais”, informou a analista da área técnica da Saúde dos Povos Indígenas da Sesau, Maria Cruz.

Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Estado notificou 884 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, no período de 2022 a 2023.

Os dados também mostraram que 76% de crianças e adolescentes do período observado, são residentes de Boa Vista, seguidos pelos municípios de Uiramutã (7,9%), Bonfim (4,4%) e Rorainópolis (4,03%). Em relação ao sexo, 92% dos casos de violência sexual ocorreram contra meninas.

“A Sesau também sugeriu aos demais municípios que também realizassem ações conjuntas em seus territórios, informando a importância do alerta contra esse crime que tanto acomete as nossas crianças e adolescentes no Estado”, frisou Maria.

SOBRE O COMITÊ

O Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o responsável por toda a articulação e mobilização social da campanha “Maio Laranja” em Roraima.

Além da Sesau, o comitê conta com a participação do Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento), PRF (Polícia Rodoviária Federal), DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima), ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), dentre outras instituições que atuam no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha “Maio Laranja” visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo como “Dia D” o dia 18 de maio.

A data foi escolhida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em razão do brutal assassinato de Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos.

Em 18 de maio de 1973, Araceli foi raptada, dopada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. O caso completou 50 anos no ano passado.

Atualmente, segundo a ONG Maio Laranja, estima-se que a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, com cerca de 51% das vítimas tendo entre 1 a 5 anos de idade.

As autoridades relatam ainda que 500 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são registrados anualmente, mas somente 7,5% deles chegam a ser denunciados.

“Também recomendamos que, em caso de denúncia, as vítimas acionem o Disk 100, que funciona 24 horas [por dia]”, reforçou Maria Cruz.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024