Pesquisar

Sebrae encerra III Ciclo ALI Educação Empreendedora com reconhecimento de professores | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Professores das escolas acompanhadas pelo Ciclo ALI Educação Empreendedora, juntamente com equipe de Agentes Locais de Inovação e Coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae/RR.

Após um intenso trabalho realizado ao longo de seis meses, chegou ao fim com excelentes resultados o III Ciclo ALI Educação Empreendedora, um projeto promovido pelo Sebrae em Roraima.

No total, 47 escolas foram atendidas com ações de Educação Empreendedora, realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas da região, entre o período de outubro de 2023 a abril de 2024.

O superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, pontuou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento educacional no estado.

Quero parabenizar a equipe do Sebrae e, também, aos educadores por acreditarem na proposta de fazer um trabalho de inovação junto à educação, e guiar a educação empreendedora num formato diferente. disse

Para o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, Tálison Silva, foi um grande privilégio celebrar o momento ao lado dos professores e gestores das escolas.

O Sebrae está aí para apoiar e aflorar as habilidades empreendedoras. O último ciclo teve grandes resultados que se encerram hoje mas iniciam uma grande trajetória nas escolas. pontuou.

Programação Especial

A programação do evento contou com palestras, mostras de resultados e homenagens a trabalhos que se destacaram neste ciclo. Entre os convidados esteve a gestora do ALI Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Verônica Pinheiro, que fez um balanço sobre a atuação do projeto em todo país. Mais de 2 mil escolas são atendidas em 15 estados por meio de 131 Agentes Locais de Inovação (ALIs).

Acreditamos, de fato, que a Educação Empreendedora transforma vidas e fazemos com que os estudantes possam realizar seus projetos para transformar a realidade de cada. Roraima tem um grande potencial de transformação.pontuou.

Gestora do ALI Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Verônica Pinheiro.

Consultora de ALIs e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geórgia Patrícia celebrou o momento relembrando os desafios e resultados das ações. “Não foi fácil, mas tudo foi possível porque houve envolvimento e comprometimento. Temos que acreditar que tudo que fazemos é o melhor e quando temos parceria e paixão, tudo flui”, refletiu.

Já a ALI Janayna Barbosa celebrou os resultados positivos dos projetos aplicados nas unidades educacionais. “O projeto ALI veio para potencializar a inovação e o empreendedorismo nas escolas. Então com muita honra eu tenho como afirmar que foi um sucesso. Tivemos projetos incríveis com resultados maravilhosos que envolveram toda a comunidade escolar”, declarou.

A Faculdade Estácio é uma das parceiras do Sebrae na aplicação da Educação Empreendedora, entre outros projetos.

É muito importante esse vínculo, pois atuamos para fazer com que nossos alunos tenham essa visão empreendedora, o que acaba contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado. ponderou.

Reconhecimento

Os projetos desenvolvidos nas 47 escolas do estado, a fim de desenvolver o lado empreendedor dos estudantes e, assim, fomentar a economia sustentável, foram homenageados durante o evento que encerrou o III Ciclo ALI.

A Escola Estadual General Penha Brasil foi uma delas. Ao longo do ciclo, promoveu a confecção de bonecas de panos e fez a venda tanto na unidade quanto de forma externa, como em festas juninas, por exemplo.

Esta homenagem é muito importante porque é o reconhecimento do envolvimento de todos que compõe a escola, porque todos botaram sua força e garra para desenvolver este projeto. explicou a auxiliar administrativo da unidade, Marta Tavares.

Além disso, quatro professores se destacaram pelos seus trabalhos e receberam uma placa em homenagem ao seu reconhecimento.

Professores classificados na Etapa Regional do Prêmio Educador Transformador (Francisco Carlos Tavares, Welen Barroso, Georgia Patrícia e Eriki Aleixo de Melo).

O projeto desenvolvido pela professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, Wellen Barroso, foi um dos destaques. A ideia consiste em os alunos e professores confeccionarem brinquedos por meio de material reciclado e venderem os produtos em uma feira.

O mais importante é que o projeto saiu da escola e algumas famílias estão aplicando a ideia no dia a dia. Então vimos o potencial dos alunos e isso é muito gratificante. Me sinto honrada por saber que contribuo com a educação e a parceria do Sebrae foi fundamental para avançarmos as etapas. destacou.

Chamado de Feira Livre Palmira, a ideia concorreu ao Prêmio Educador Transformador e ficou entre os cinco melhores projetos do país.

Fomento da Educação Empreendedora

Uma das bandeiras do Sebrae em Roraima é a Educação Empreendedora. Por esta razão, o Sebrae atua no fomento por meio de políticas públicas, visando fortalecer as ações de articulação política com os prefeitos e as secretarias de Estado.

Essas articulações ocorrem buscando sempre levar plano contínuo de capacitação aos professores e alunos, apoiando projetos de iniciativa do eixo da educação para os alunos, professores e todos que fazem parte do ecossistema. explicou a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR, Elissandra Costa.

Ela acrescentou, ainda, a importância de promover os projetos por meio de ideias inovadoras e sustentáveis. “Temos o objetivo de trabalhar a parte do desenvolvimento sustentável, na melhoria da estrutura e na melhoria do acesso a esses municípios que a capital necessita”, concluiu.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024