Pesquisar

EXPERIÊNCIA SENSORIAL Pré-adolescentes assistidos pelo Teamarr vão acompanhar desenvolvimento de legumes e hortaliças em horta | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Horta do Teamarr está localizada no quintal sensorial da instituição – Foto: Nonato Sousa

Salsinha, alface, manjericão, tomate-cereja, coentro. Nas paredes, paletes e garrafas pets recicláveis. Nas mãos dos pré-adolescentes do Grupo de Habilidades do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, ferramentas e terra para o início da horta da instituição.

As primeiras mudas e sementes foram plantadas na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Teamarr, localizado no bairro São Francisco, zona Leste da Capital. O grupo, servidores e outros atendidos pelo Centro farão a manutenção do espaço localizado no Quintal Sensorial da instituição.

A presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas) participou da plantação. Auxiliou os pré-adolescentes a posicionarem as sementes e as mudas, conforme a indicação em cada espaço da horta.

A presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella, também participou do processo de plantio de mudas e sementes – Foto: Nonato Sousa

“As profissionais escolheram essa ferramenta maravilhosa, com uma infinidade de recursos para serem exploradas e a gente pode ensinar uma série de atividades para estas crianças e adolescentes sobre alimentação, conservação do meio ambiente, a estação certa para o plantio, tempo, e o cuidado, atenção e responsabilidade”, justificou a parlamentar.

 

 

 

 

A pré-adolescente Ana Maria Sousa mostrou, empolgada, o trabalho desenvolvido nesta dinâmica em grupo – Foto: Nonato Sousa

A Ana Maria Souza, de 12 anos, estava agitada com a novidade. Ela fez questão de mostrar aos colegas e equipe de Teamarr a plantação de alface no palete central. “É muito legal, divertido, pelo menos a gente saiu um pouco do celular, pegar na terra, muito legal”, comemorou. Segundo ela, a hortaliça já é presente na alimentação.

 

 

 

A horta estimula o desenvolvimento sensorial, destacou a psicopedagoga Jane Lira – Foto: Nonato Sousa

Conforme explicação da psicopedagoga Jane Lira, a criação da horta estimula além da alimentação saudável, trabalha o sensorial, a espera, organização e a interação social. “Esse grupo faz diversas atividades e hoje foi o dia do plantio dessa horta. Eles vão acompanhar esse crescimento, mas a ideia é que todos os profissionais participem”, e expandir, complementou, para que outros grupos do Teamarr contribuam no processo de enriquecimento do local.

 

Crianças usaram ferramentas para jardim e identificaram todas as plantações – Foto: Nonato Sousa

Localizado na avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco, o Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O Centro integra o Programa de Atendimento Comunitário, desenvolvido pelo Poder Legislativo, desde 2021.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024