Pesquisar

Seminário discute enfrentamento do câncer de mama no Brasil – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

10/10/2022 – 14:05  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Todos os anos, o prédio do Congresso ilumina-se de rosa em adesão à campanha

A Câmara dos Deputados –  por meio da Secretaria da Mulher, da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher – e o Senado promovem nesta terça-feira (11) um seminário sobre os desafios e possibilidades para o enfrentamento do câncer de mama no Brasil.

O evento faz parte da programação da campanha Outubro Rosa 2022 e será realizado das 9 às 12h30, no plenário 8 da Câmara.

Serão realizadas duas mesas de debates, com coordenação da procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSD-AL). A primeira abordará a atenção ao câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda mesa vai discutir a Lei do Programa de Navegação de Pacientes.

A navegação de pacientes é um programa de acompanhamento, integrado à Política Nacional de Atenção Oncológica, cujo objetivo é prestar orientação e tornar mais ágeis o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama no âmbito do SUS.

Outubro Rosa
As atividades da campanha Outubro Rosa são promovidas anualmente, com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

As ações da Câmara e Senado contam com apoio do Instituto Avon e de instituições parceiras, como Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

Números da doença
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Já em relação aos óbitos, constitui a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Para 2022, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo com maior incidência entre as mulheres, estimado para 2022 em 16.710 casos novos.

Da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados
Edição – ND

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

“Um dos melhores caminhos para provar a grandeza do País”, diz Lula, sobre o turismo — Agência Gov

Postado em 18 de setembro de 2024

Projeto autoriza médico particular a atestar deficiência para fins de benefício tributário – Notícias

Postado em 18 de setembro de 2024

Agência Brasil é finalista do 4º Prêmio Einstein de Saúde

Postado em 18 de setembro de 2024

ACESSO FACILITADO Leis aprovadas na ALE-RR priorizam vítimas de violência doméstica | ALE-RR

Postado em 18 de setembro de 2024