O Plenarinho Valério Caldas Magalhães se enfeitou de rosa nesta quinta-feira (20) para sediar um ciclo de palestras sobre autocuidado e prevenção ao câncer de mama – doença que atinge milhões de mulheres no mundo. O evento foi direcionado às servidoras do Legislativo e promovido pelo Núcleo de Saúde da Casa.
“É uma felicidade oportunizar eventos com essa magnitude. É de suma importância chamarmos a atenção da sociedade, especialmente das mulheres, através de nossos meios de comunicação, audiências, debates e panfletagens para alertar e informar sobre essa tão importante campanha”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
A primeira a palestrar foi a ativista e médica ginecologista Magnólia Monteiro. Ela, que também é presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), abordou o tema “Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama”.
“A gente veio trazer as informações, para que elas intensifiquem a palpação das mamas, principalmente porque, hoje, a tendência é surgirem mais casos em mulheres com menos de 40 anos. O Outubro Rosa quer diagnosticar precocemente. O nosso Estado está de parabéns, porque temos o Hospital de Amor e o Centro de Referência à Saúde da Mulher, que as atendem em suas integralidades”, destacou Magnólia.
A segunda palestra foi ministrada pela fisioterapeuta Carlyanne Rodrigues. A profissional falou sobre “Fisioterapia Pélvica”, que trata de problemas, doenças e terapêutica para essa região íntima da mulher.
A servidora Natacha de Almeida, de 26 anos, falou sobre as palestras, em especial, a que tratou da fisioterapia pélvica, até então desconhecida por ela.
“Nunca ouvi falar, não sabia que existia, e achei importante porque pudemos ampliar o conhecimento de coisas que são relevantes para a gente, de curiosidades que tiramos na internet, e chega aqui uma profissional habilitada para falar sobre isso, é muito bom para a nossa saúde”, disse.
Autoestima
Além das duas apresentações, houve uma palestra da policial militar Tamara Torres, lotada na assessoria militar do órgão, que explicou aos ouvintes sobre “valorização da autoestima”.
“É um assunto muito necessário. Percebo que, cada vez mais, as pessoas têm ido em busca disso. Se você tiver uma autoestima elevada, ela vai lhe ajudar a conquistar seus objetivos, assim como a baixa autoestima irá lhe atrapalhar”, pontuou.
Ao final do encontro, houve ainda um animado sorteio de brindes, bem como aferição de glicose, pressão arterial e coffee break para as participantes.
Núcleo de Saúde
A ALE-RR disponibiliza atendimento multidisciplinar ambulatorial e emergencial aos parlamentares, servidores e terceirizados, por meio de uma equipe de técnicos em enfermagem, enfermeiros, psicólogos, de forma presencial e remota, e nutricionistas.
Conforme a diretora do Núcleo de Saúde, Elissandra da Silva, a unidade está aberta às colaboradoras para sanar qualquer dúvida sobre o autoexame, além de realizar encaminhamentos, se necessário.
“Se a mulher sentir algo diferente, como um nódulo no seio, ela pode ir ao Núcleo, que nosso médico fará um encaminhamento para o destino correto”, esclareceu.
A unidade também realiza campanhas preventivas com temáticas relacionadas à saúde e ações educativas e, caso haja alguma ocorrência de acidentes ocupacionais, a equipe de enfermagem está preparada para os primeiros procedimentos.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom/ALE-RR
Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais