A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira (25), projeto de lei (PL) que propõe tratamento de fisioterapia para mulheres que tiveram a mama retirada em decorrência de câncer. O PL n°329 de 2021, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), teve 17 votos a favor, e segue para sanção ou veto governamental.
Segundo a proposta, o fisioterapeuta auxilia na recuperação e na prevenção de complicações do câncer de mama, podendo ser usado nas diferentes etapas do tratamento da doença. No pós-operatório da mastectomia, por exemplo, o profissional é necessário para combater a limitação de movimentos nos braços e o encurtamento de musculatura da paciente.
Para a autora da matéria, deputada Lenir, esse projeto de lei garante a ampliação do atendimento às mulheres mastectomizadas “com atendimento fisioterapêutico pré e pós-operatório”
Prioridade de atendimento
Além do tratamento fisioterapêutico, o Plenário da ALE-RR aprovou o PL nº 240 de 2021, que concede atendimento prioritário às pessoas em tratamento oncológico. A autora da proposta é a deputada Aurelina Medeiros (PP) e foi validado pelos parlamentares com 16 votos favoráveis.
O projeto de lei estabelece que as instituições públicas estaduais, agências bancárias, estabelecimentos comerciais e privados de prestação de serviço irão ter, durante todo o horário de funcionamento, atendimento prioritário às pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento contra o câncer.
Aurelina Medeiros defendeu a necessidade da aprovação e, futuramente, implantação de programas direcionados à saúde de homens e mulheres. “Sabemos que o câncer é uma doença que acomete rapidamente as pessoas. Temos o Hospital do Amor e eu gostaria muito que fosse mais divulgado para a população”, frisou.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza/ Marley Lima
SupCom ALE-RR
Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais