Pesquisar

RELAÇÃO DE CONSUMO Alunos da Escolegis assistem à palestra do Procon sobre direito do consumidor | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os alunos de “Atendimento ao Público” e de “Atendente de Farmácia” tiveram na noite desta quinta-feira (27) uma palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que complementa as aulas dos cursos que estão fazendo na Escolegis (Escola do Legislativo). Conhecer as relações de consumo é importante para quem vai trabalhar lidando diretamente com as pessoas.

 

Carolina Carvalho, advogada do Procon Assembleia, ministrou a palestra e disse que todo cidadão deveria conhecer os direitos que envolvem relações consumeristas. “É de suma importância que todos nós possamos aprender sobre o Código de Defesa do Consumidor, mas especificamente o atendimento ao público é importante, justamente para poder repassar ao público que vai atender quais são seus direitos e deveres relativos às normas de consumo”, explicou.

 

O professor do curso de “Atendente de Farmácia”, Jhonatan Calel, ressaltou que o CDC é um respaldo para todos que estão envolvidos nessa relação de prestação de serviço. “Tem muitas coisas que ocorrem diariamente naquele ambiente de vendas que o Código do Consumidor acaba nos respaldando. O código não é apenas para o consumidor, mas para todos, inclusive o dono da empresa, pois permite que todos trabalhem de forma sensata e concreta”, destacou o professor.

 

Quem também compartilha desta opinião é a professora Glaiciane Andrade, responsável pelo curso de “Atendimento ao Público”. “Para este curso é importante porque os alunos precisam saber qual é o direito deste consumidor, porque às vezes, ele vai fazer uma reclamação, uma troca sem saber a política da empresa. Como funcionário da empresa, é preciso conhecer o CDC”, afirmou.

 

.

A estudante Eduarda Barros tem 17 anos e está fazendo o curso de Atendente de Farmácia com vistas ao mercado de trabalho. “É importante sabermos sobre os nossos direitos e reivindicá-los de acordo com a lei. Muitas vezes, sem conhecimento, somos enganados. E quem vai trabalhar como atendente, tem que ficar atento porque às vezes o consumidor pode violar a caixinha de remédio”, ressaltou.

 

 

O professor Erbson Silva, aluno do curso de Atendente de Farmácia, comentou que a iniciativa da Escolegis de ofertar cursos gratuitos que qualificam para o mercado de trabalho já é uma boa iniciativa, e que a palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor agrega valores ao curso.

 

“É importante não somente para essa função de atendente de farmácia, mas para o desenvolvimento educacional. O Código do Consumidor é uma parte do Direito que considero mais comum porque o cidadão tem contato direto, e, portanto, precisa conhecer como se procede na troca de mercadorias, o que fazer quando encontra produto vencido. Ou seja, em âmbito geral, estamos sempre usando o nosso direito do consumidor, seja quando se compra pela internet, presencialmente ou quando se faz permuta”, disse.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024