Pesquisar

Crianças e adolescentes a espera de adoção visitam o Cristo Redentor

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Um grupo de 40 crianças e adolescentes na fila de adoção visitou hoje (27), o Santuário Cristo Redentor na terceira edição da campanha Braços Abertos para Adoção, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio com apoio do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e do Trem do Corcovado. O encontro teve a finalidade incentivar e dar visibilidade ao tema da adoção, destacando a importância do acolhimento destes jovens.  

No evento, as crianças receberam lanches, presentes, visitaram as instalações do Cristo Redentor, a maior parte pela primeira vez, receberam informações sobre a história da construção do monumento e demonstraram emoção durante o passeio.   

“É muito legal, estou adorando”, disse com alegria Samanta, há três anos vivendo em um abrigo.  Já Bernardo destacou do que mais gostou: “Adorei ver o Maracanã”. Os irmãos Juan, de 12 anos, e Renan, de 13, estão há cerca de um ano à espera de adoção e nunca tinham ido ao Cristo. Os dois já têm planos para o futuro: ingressar na carreira militar.

 O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, disse que a iniciativa é motivo de orgulho para o Judiciário.  

“Temos que sempre trabalhar com quem faz o bem, com quem está sempre próximo das pessoas, olhando para os necessitados. A Igreja, aqui representada, é um braço muito forte neste trabalho tão bonito, tão importante, que a gente ajuda a realizar na nossa cidade, no nosso estado. Esse programa Braços Abertos para Adoção é uma iniciativa que dá muito orgulho a toda a Justiça brasileira, especialmente a Justiça do Rio de Janeiro”, disse.   

O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso, ressaltou a relevância de não idealizar padrões para a adoção. 

 “Nossa ideia é trazer estas crianças e adolescentes para o convívio comunitário, apresentá-los a um ponto turístico maravilhoso e lembrar as pessoas da adoção real, com quem realmente existe, está para adoção e aguardado somente esse sinal de amor”, disse. 

O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, fez uma breve celebração no local, com oração e palavras de amor e esperança.  

“O Cristo está há 91 anos de braços abertos, olhando pela cidade, sendo realmente um grande símbolo do nosso país, que comunica esperança, acolhimento, verdade e amor. Um evento que já está na sua terceira edição e que traz, sem dúvida nenhuma, um avanço na nossa conscientização em torno de um tema que é tão sensível. Sejam todos bem-vindos ao Cristo Redentor, é um dia tão bonito para podermos celebrar, Deus nos presenteou com uma manhã especial, que nossas crianças aqui sejam marcadas pela alegria e pela fé. Que toda a sociedade olhe com mais generosidade esse tema tão importante para todos nós”, disse.   

Adoções  

Maria Beatriz, de 10 anos, e Thales, de 9, compareceram ao evento, mas já com uma grande conquista: os dois foram adotados há cerca de uma semana. Ela agora mora na Tijuca com os pais e uma irmã de 21 anos; ele tem nova residência no Andaraí com o carinho de pai e mãe. Ambos ficaram cerca de 1 ano e meio à espera de adoção.   

Atualmente, no estado do Rio, existem 254 crianças disponíveis para adoção, de acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desse total, 83,1% são declaradas pardas ou pretas, a maioria é do sexo masculino (59,7%) e mais da metade tem mais de 8 anos. Participaram da visita 40 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.   

Fonte: EBC Agência Brasil – Da Agência Brasil – acesse aqui.

Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024