Pesquisar

Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abrirá suas portas nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro para meninas estudantes de escolas públicas do ensino médio no estado do Rio de Janeiro. É para comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro. 

O período de inscrições começou no último dia 2 e vai até 22 de janeiro, e as regras podem ser consultadas no site do programa. A coordenadora de divulgação científica da Fiocruz, Cristina Araripe, encoraja a inscrição de meninas de todas as partes do Rio, moradoras do interior, Baixada Fluminense, favelas e comunidades tradicionais, matriculadas em escolas municipais, estaduais e federais.

“A gente tem uma expectativa de receber muitas inscrições. Temos 100 vagas, e a gente vai adotar, com certeza, critérios ligados à diversidade”, disse Cristina, que adianta que o programa vai ser realizado primeiro no Rio de Janeiro, mas depois será levado aos 10 estados em que a Fiocruz tem centros de pesquisa.

A coordenadora pede que as meninas se inscrevam independentemente de suas condições financeiras, porque poderá ser possível estabelecer parcerias com escolas e secretarias de Educação para viabilizar sua participação. Professoras que saibam do programa também são encorajadas a estimular a inscrição de suas alunas. 

Além de preencher as informações necessárias e enviar autorização dos responsáveis, as candidatas deverão responder às seguintes perguntas, com 100 palavras cada: “Qual a importância das mulheres na ciência?”; e “Quais são as principais áreas de conhecimento do seu interesse?”

Visitas a laboratórios

A escolha será feita pela coordenação do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência. A decisão será divulgada online no próximo dia 27 de janeiro.

As selecionadas vão conhecer o campus da Fiocruz em Manguinhos, na zona norte do Rio, visitar laboratórios, vivenciar atividades de pesquisa e conversar com mulheres cientistas. 

O programa busca despertar entre as estudantes o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública, destacando a trajetória de mulheres cientistas da Fiocruz.

Fonte: EBC Agência Brasil – Da Agência Brasil – acesse aqui.

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024