Pesquisar

POR ESCRITO Parlamentares aprovam PL para que Saúde justifique falta de atendimentos a pacientes no Estado | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com o intuito de resguardar a população, os deputados aprovaram com 20 votos favoráveis na sessão desta terça-feira (28) o Projeto de Lei (PL) nº 224/2021, do deputado Neto Loureiro (PMB), para tornar obrigatória a apresentação de justificativas por escrito fornecidas pelas unidades de saúde quando não houver condições de atendimento ou recebimento de pacientes.

“A gente sabe que é dever do Estado garantir o acesso à saúde a todo cidadão, mas, infelizmente, são comuns em Roraima filas para cirurgias eletivas, falta de estrutura, telhado caindo na cabeça de pacientes… Estamos fazendo essa lei aqui para que, quando a pessoa tenha o atendimento negado, seja por qualquer motivo, a pasta informe o motivo”, justificou em Plenário o autor da matéria.

Segundo Neto Loureiro, a medida resguarda os pacientes, se necessário, por medidas judiciais. “Queremos uma ferramenta a mais para produzir provas quando não se tem esse atendimento e as pessoas possam buscar os seus direitos”, reforçou.

O PL é de 2021. Em aparte, o deputado Lucas Souza (Pros) se colocou favorável à medida e defendeu que no decorrer dos anos a situação da Saúde estadual mudou. “Continuamos, sim, tento essa urgência de bons projetos para a saúde pública. Quero parabenizar o deputado e o governador também por ter zerado grande parte das filas das cirurgias eletivas”, defendeu.

 

Outro parlamentar a endossar o discurso foi Dr. Cláudio Cirurgião (União). “Essa justificativa é de suma importância, não só para o paciente, mas para que as entidades de Saúde, os representantes, nós, deputados, possamos levar soluções para melhorar a qualidade de assistência”, disse.

 

A matéria está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (sapl.rr.leg.br) para consulta e acompanhamento da população. O PL será encaminhado para apreciação do Poder Executivo que sancionará ou vetará, integral ou parcialmente.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024