Pesquisar

MAGISTÉRIO TAMARAI | Curso voltado para professores de Língua Materna Indígena terá início na próxima segunda-feira, 6

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), promove a aula inaugural do Curso Magistério Indígena Tamarai, destinado a professores que atuam nas escolas indígenas da rede estadual de ensino com a Língua Materna, mas que não possuem o Ensino Superior.

 

A aula inaugural ocorrerá na próxima segunda-feira, 6, às 14h30 no Ceforr (Centro de Formação de Profissionais de Educação de Roraima), localizado na avenida Presidente Castelo Branco, s/n°, bairro Calungá.

 

Na Língua Macuxi, Tamarai significa “flecha certeira” ou “flecha no alvo”. O curso é voltado aos docentes de todas as etnias, exceto a Yanomami. Para estes, existe um curso específico, o Yarapiari, que ano passado formou 36 professores e este ano há previsão de duas novas turmas.

 

“Nós trabalhamos com projetos específicos para regiões. Então nós temos especificidades para os Ingarikó, Wai-Wai, Wapixana, Ye’kwana e Macuxi, dentre outras etnias. Esta é a primeira vez que o curso Tamarai é ofertado em Roraima, coordenado pelo Ceforr”, disse a coordenadora do Centro, a professora, Maristela Pereira.

 

Participam desta primeira turma, 150 professores, que serão acolhidos e ficarão alojados nas dependências do Ceforr por 18 dias, onde, inclusive, farão todas as refeições nesta primeira etapa da formação.

 

SOBRE O CURSO

 

O curso possui quatro etapas com carga horária total de 2.200 horas. Dentre os conteúdos ministrados, se destacam as práticas metodológicas, a fim de dinamizar as aulas para os 17.279 estudantes indígenas de Roraima.

 

Todos os professores formadores do curso são do Ceforr e possuem experiência na área da Educação Escolar Indígena.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Além dos cursos Tamarai e Yarapiari, o Ceforr também oferta o curso Magistério Indígena Tamî’kan voltado para docentes de diversas etnias como Ingarikó, Patamona, Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Taurepang, Yanomami, Sapará e Ye’kwana.

 

Este ano estão sendo ofertadas 150 vagas no curso Tamî’kan e destas, 10 serão destinadas para indígenas das etnias originárias da Venezuela em Roraima, sendo estas vagas distribuídas nas três turmas, atendendo a demanda do MPF (Ministério Público Federal), por meio do plano de atendimento educacional às crianças e adolescentes indígenas imigrantes originários da Venezuela em Roraima.

 

O Ceforr oferta ainda o curso Magistério Indígena Amooko Lisantan, voltado aos professores indígenas das etnias Macuxi, Patamona e Ingarikó e o curso Murumurutá, de qualificação em Línguas Maternas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Ingarikó.


De Governo de Roriama / da SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024