Pesquisar

PERDA DE RECEITA | Governadores discutem proposta de recomposição fiscal

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, dia 06, o governador Antonio Denarium participou da XIII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada de forma virtual, juntamente com os representantes dos demais 25 Estados Brasileiros e o Distrito Federal. Na pauta, a proposta de recomposição fiscal que será apresentada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O foco dos governadores é chegar a um acordo com o Governo Federal que atenda as demandas dos Estados e promova o bom relacionamento com o executivo nacional.

 

Alguns Estados defenderam que enfrentam uma perda grande de arrecadação e em Roraima não é diferente. Para o governador Antonio Denarium o encontro foi positivo e importante para fortalecer a convivência federativa.

 

Denarium classificou a reunião como uma oportunidade para reafirmar o interesse de Roraima em efetivar um acordo com o Governo Federal que possibilite a compensação de perdas relacionadas a arrecadação.

 

“É preciso avaliar com cautela as necessidades fiscais dos entes federados, mas para isso estamos sempre dispostos ao acordo coletivo, pois entendemos que o diálogo é o melhor caminho para a definição de medidas que atendam às necessidades dos Estados e a proposta do Governo Federal”, esclareceu o governador.

 

O encontro, presidido pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leitão, e mediada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, durou quase duas horas e foi encerrado com a indicação de uma reunião futura a ser pleiteada junto ao ministro da Fazenda, Fernando Hadad, para alinhar os valores e a forma de pagamento da compensação fiscal aos Estados.

 

Equipe do Governo de Roraima acompanha reunião

 

Participaram da reunião a equipe técnica incluindo o secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, o secretário de Fazenda, Coronel Freitas, o secretário de Comunicação, Weber Negreiros e o secretário de Governo Digital, Paulo Torres.

 

“Foi um debate oportuno para o reforço sobre a importância do Estado Democrático de Direito. Todos tiveram a oportunidade e apresentaram as suas opiniões e decisões, e com foco na estabilidade institucional e social do País, foi decidido ampliar o debate para se chegar a um valor que contemple a proposta do governo Lula, mas atenda também as necessidade dos Estados, por isso houve a indicação de uma reunião técnica com o ministro”, complementou o secretário Freitas.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024