Pesquisar

EM RORAIMA | Vacinação contra a febre aftosa inicia em 1º de abril

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A 45ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa terá início no dia 1º de abril e se encerrará no dia 30 do mesmo mês. O Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) espera uma vacinação em massa nos animais de todas as idades para garantir a sanidade, reforçar o status de área livre da doença e fazer mais forte a pecuária de Roraima.

 

Nessa edição, terão que ser vacinados animais de todas as faixas etárias do rebanho bovino e bubalino do Estado. A meta é atingir o 100% de animais vacinados e assim manter Roraima com uma cobertura vacinal sólida, permitindo a produção segura e o acesso ao mercado de carnes, que é chamado circuito não aftósico, onde a exportação chega à casa dos bilhões de reais.

 

Na primeira etapa de vacinação, que vai ocorrer a partir do dia 1 de abril, são vacinados todos os animais. É quando é feita a renovação cadastral e o produtor rural registra os nascimentos na propriedade, possibilitando a Aderr saber exatamente o tamanho do rebanho bovino do Estado.

 

“Hoje estamos com cerca de 1.150.000 animais, com a renovação de cadastro teremos conhecimento do número exato, que pode ultrapassar esse ano 1.200.000 cabeças,” destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

 

O coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa em Roraima, Marcos Duarte enfatizou o uso do sistema de comunicação da Aderr, o Sigadder, para realizar emissão de Guia de Trânsito Animal e outros serviços, o sistema permite ao produtor acessar os serviços de forma cômoda em sua propriedade. “Para isso, o pecuarista que tiver acesso à internet é só ir na página https://sigaderr.aderr.com.br/ e clicar no link primeiro acesso”.

 

NOTIFICAÇÃO

 

O produtor tem até o dia 15 de maio para fazer a notificação da vacinação junto à Aderr. Para isso, basta apresentar as notas fiscais da vacina e os dados do rebanho, que inclui sexo e idade dos animais.

 

“Os produtores devem ficar atentos para a atualização dos dados cadastrais [marca ferro, documento da terra, RG e CPF], pois é importante estar com a documentação em dias para facilitar os serviços”, ressaltou Duarte.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024