Na manhã desta segunda-feira (20), uma equipe do Procon Assembleia fez uma visita técnica à Faculdade IEDi (Instituto de Educação e Inovação) para tratar de parcerias e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da defesa do consumidor e suas implicações na qualidade do serviço prestado.
A equipe do órgão conheceu diversos setores do instituto, como laboratórios, salas de aula e a biblioteca, com o objetivo de avaliar a estrutura e o cumprimento das normas de proteção ao consumidor. Além disso, foram discutidas questões acerca de contratos e informações adequadas sobre serviços oferecidos (cursos/mensalidades/prazos).
Mileide Sobral, diretora do Procon, explicou que a ideia da visita é conscientizar sobre os direitos e a importância da fiscalização e acompanhamento do órgão nas práticas comerciais nas universidades.
“É importante fazer esse tipo de visita a uma faculdade que já está há algum tempo no mercado e levar nosso canal de atendimento direto, pois caso o consumidor se sinta prejudicado, ao lado do fornecedor, possa entrar em contato conosco, para que possamos intermediar essa relação de maneira equilibrada”, disse.
De acordo com a supervisora administrativa da IEDi, Gilvana Rodrigues, a parceria é relevante para conscientizar e alertar tanto a unidade de ensino como os alunos, para a proteção dos direitos relacionados às irregularidades comerciais.
“Essa visita foi para alinharmos algumas coisas relacionadas aos alunos, para que não se sintam lesados e achem que não têm como procurar seus direitos. Esse vínculo é para que possamos deixar claro para o nosso aluno que não vamos omitir nenhuma informação. Isso vai dar segurança para eles e para nós”, ponderou.
Sobral afirma que a criação de práticas éticas por parte das prestadoras de serviços universitários, respaldadas nas normas do Código de Defesa do Consumidor, beneficia os dois polos da relação consumerista. Ela convida outras unidades a aderirem à iniciativa.
“Caso as equipes das faculdades tenham alguma dúvida, podemos visitá-las, pois manter esse equilíbrio entre o fornecedor e o consumidor é muito importante. Quando você tem pessoas instruídas nesse serviço, a qualidade do ensino, e a da própria instituição, é garantida”, concluiu.
Para solicitar visita técnica e/ou apresentar queixas consumeristas, o Procon Assembleia atende presencialmente no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já o atendimento remoto é via WhatsApp (95) 98401-9465 e no site do Legislativo (al.rr.leg.br/procon/).
No site, o consumidor deve preencher os dados pessoais, se cadastrar e em seguida anexar os documentos solicitados, como RG, carteira de habilitação, comprovante de residência e as notas fiscais ou recibos relacionados ao produto comprado ou ao serviço contratado.
Além de ser um canal para as demandas de consumo, a plataforma dispõe de pesquisas realizadas em estabelecimentos da capital do Estado, com comparativos de preços de produtos alimentícios, combustível e material escolar.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR
Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais