Pesquisar

Denarium anuncia convocação de segunda turma de professores indígenas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O governador Antonio Denarium anunciou nesta segunda-feira, 06, a convocação de 174 novos professores indígenas. Eles foram aprovados no certame ofertado pelo Governo do Estado no ano passado e passam a compor a segunda turma de convocados.

 

Do total de convocados, 108 estão aptos a assumirem o posto de professor da rede estadual de ensino e a assinatura dos termos de posse será na terça-feira, dia 07, no Ginásio Hélio Campos. Até o momento, 548 professores foram empossados na 1ª convocação.

 

“O Governo do Estado sempre muito empenhado na melhoria da qualidade de ensino e promover um concurso público diferenciado, é um respeito aos povos indígenas, a cultura e as tradições”, disse o governador Antonio Denarium.

 

Esses novos docentes vão atender os municípios Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Canta, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. A lotação será imediata e ocorrerá entre os dias 08 e 10 de março na sede da Secretaria das 8h às 17h.

 

O CONCURSO

 

Realizado em março de 2022, o concurso público ofertou mil vagas para professores indígenas. Com a posse dos novos convocados, serão 656 novos professores indígenas compondo o corpo docente da Secretaria de Educação

 

Comprovação de declaração e reconhecimento indígena são exigidos pelo concurso

 

Por se tratar de um certame específico e diferenciado, demanda antiga das organizações e lideranças indígenas do Estado, além da documentação pessoal, exames médicos, certidões e diplomas, também está sendo exigida para a posse, a comprovação de declaração e reconhecimento de origem indígena.

 

Conforme o Edital de Convocação N° 39/2022 publicado dia 29 de julho no DOE (Diário Oficial do Estado), para esta comprovação, os candidatos devem apresentar uma Autodeclaração, RANI (Registro Administrativo Nacional do Índio) e Declaração de Pertencimento Étnico. Esses documentos complementares também estão previstos no Edital N° 001/2021, no item 12.4.

 

Segundo a presidente da Comissão de Recebimento de Documentação do Concurso Indígena, Gleide Almeida, como a Funai [Fundação Nacional do Índio] não expede mais o RANI, foi feita uma reunião entre Segad, Opirr [Organização dos Professores Indígenas de Roraima] e Sodiurr [Sociedade de Defesa dos Índios de Roraima], na qual foi decidido o aceite de documentos complementares.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024