Pesquisar

DIA “D”: Na Semana do MEI, empreendedores trilham pelos caminhos do acesso ao crédito e estímulo a organização | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma das portas de entrada para o empreendedorismo é o crédito. Pensando no estímulo e no desenvolvimento do empreendedorismo, o Sebrae Roraima promoveu uma quarta-feira (22) diferente. Intitulado o “Dia do Crédito”, empreendedores ou não, tiveram acesso a oficinas, palestras e informações sobre as opções oferecidas pelos bancos e agências de fomento em Roraima.

O Dia do Crédito é para orientar as pessoas sobre como os bancos analisam a capacidade de pagamento, o caráter, chamado de os cinco ‘C’ do crédito e rodadas com parceiros de negócios.explicou o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae/RR

As instituições financeiras participantes do Dia do Crédito foram Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob Amazônia e Desenvolve Roraima. “É importante o Sebrae estar recebendo esses empreendedores, orientando, capacitando e, ao mesmo tempo, os parceiros atendendo uma possibilidade de chegada destes recursos para que eles possam fazer novos investimentos, novas aquisições e ampliar ainda mais o seu negócio”, complementou o superintendente.

Na “Oficina de Orientação de Crédito”, a consultora do Sebrae Roraima, Jomara Lopes, conduziu as principais dicas e explicou sobre as principais linhas e tipos de créditos para quem empreende ou pretende ingressar no mundo dos negócios. O destaque ficou para os cuidados com a saúde financeira.

A organização é muito importante. Qualquer microempreendedor tem que começar com o básico: uma planilha, um caderno para anotação e isso já dará a ele a noção do que ele gasta, o que entra e sai e, com isso, vai ajudar na melhor tomada de decisão”explicou Jomara.

Jomara Lopes, consultora do Sebrae Roraima

Atenta as explicações, a representante comercial Cecília Maria Tobias buscou o Sebrae no bairro Silvio Botelho com o intuito de colaborar para a expansão da empresa onde trabalha. “As minhas dúvidas eram sobre os melhores bancos com as melhores linhas de créditos para MEI para investimento e capital de giro”, justificou.

Cecília Maria Tobias, representante comercial

Com os pensamentos no futuro da Dourado Personalizados, a Derlane Paiva Dourado quer aumentar a empresa e, para isso, participou a oficina como forma de se prevenir a prejuízos. “Penso em investir, mas busquei conhecimentos para não ter tantos prejuízos”, complementou.

O próximo dia 25 de maio será especial para ela, pois a empresa completará o primeiro ano formalizada, depois de percorrer quatro anos na informalidade.

Derlane Paiva Dourado, empreendedora no ramo de artigos decorativos

A Educação Financeira foi pauta do Sicredi com as “Soluções de Crédito e Educação”. Neste encontro, o gerente de Agência, Rogério Gerstberger, abordou sobre os principais comportamentos equivocados e impedidores de desenvolvimento cometidos por empreendedores, dicas de organização e planejamento.

Talvez uma das primeiras atitudes é separar o que é a pessoa física da pessoa jurídica, um dos grandes vilões das empresas é começar a misturar e faz com que ela tenha um problema financeiros no futuro.explicou Gerstberger.

Rogério Gerstberger, gerente de agência do Sicredi

Depois das palestras, as instituições financeiras dominaram a sala de aula e apresentaram as principais linhas de créditos para os diferentes tipos de empreendedorismos. A Rodada de Crédito é a aproximação dos bancos do pequeno empresário.

Nós trouxemos a Oficina para justamente preparar este empresário para saber se ele tem condições de pegar esse crédito, se tem movimentação financeira e os bancos apresentaram as taxas de juros se soluções de crédito. contou a analista do Sebrae, Fernanda Baena.

Fernanda Baena, analista da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços do Sebrae/RR

Cessada as apresentações e liberado os atendimentos, a empreendedora Mayrla da Silva aproveitou a presença do representante da Desenvolve Roraima para tirar dúvidas quanto a manutenção do financiamento. Defendeu que valeu a pena o investimento. “Eu já tenho um crédito com eles e que estou terminando de pagar e eu queria saber se eu poderia adquirir outra linha”, complementou.

ATENDIMENTO

Além das oficinas e rodadas de crédito, a equipe do Sebrae está à disposição para consultorias e atendimentos no Parque Germano Augusto Sampaio. A Fernanda Agapito trabalha com a promoção de eventos no Estado e aproveitou a Semana do MEI para ajustar a vida do empreendimento.

Encontrei todo o apoio necessário dos analistas, Bonfim foi muito bacana comigo, consegui tirar todas as dúvidas em relação a notas emitidas em períodos próximas ao final do ano, foi tudo bem declarado para mim, disse Fernanda que está no mercado há mais de 20 anos, e como MEI há dois. “É um desafio ver sobre notas, emissões, regularizar que é importante para se ter outros benefícios com isso”, complementou.

O Instituto de Educação e Inovação ( IEDI ) está com uma ambulância e estagiários em Saúde para atender a população com aferição de pressão arterial, de glicemia, saturação e troca de informações sobre o funcionamento da instituição.

Estagiárias em saúde do IEDI

“Trouxemos os alunos para prática, vivenciar e enriquecer o aprendizado deles”, ressaltou a coordenadora de Estágio do IEDI, Jamayra Azevedo.

Jamayra Azevedo, coordenadora de estágio do IEDI

A programação contempla a Semana do MEI, iniciada no dia 20 até o dia 24 de maio em três pontos diferentes de Boa Vista: no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Silvio Botelho; no estacionamento do supermercado São Jorge, no bairro União; e no Polo Ataíde Teive, bairro Asa Brancas. Todos localizados na zona Oeste da Capital e com atividades gratuitas e abertas a população.

Ponto de Atendimento Germano Sampaio

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024