Pesquisar

DIA DO CONSUMIDOR | Sefaz alerta sobre importância de exigir a nota fiscal

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 15, quando é celebrado o Dia Internacional do Consumidor, o Governo de Roraima alerta sobre a importância de a população exigir a nota fiscal no ato da compra nos estabelecimentos comerciais do Estado.

 

O titular da Sefaz (Secretaria da Fazenda), Manoel Sueide Freitas, explicou que a nota fiscal é um direito do consumidor e, ao mesmo tempo, garante que todos os impostos devidos pela empresa estão sendo pagos.

 

“Uma das maneiras que o Governo tem para controlar o pagamento dos impostos é por meio da emissão da nota fiscal. Quando o consumidor não a exige, dá margem para que a empresa sonegue [impostos], e isso prejudica a arrecadação pelo Estado. Como consequência essa situação traz prejuízos futuros para o próprio consumidor, já que o montante arrecadado é revertido em obras e serviços para a população roraimense”, alertou o secretário.

 

Freitas alerta ainda para outros benefícios que a nota fiscal traz para o consumidor, como a segurança e a garantia no caso da compra de um produto vencido ou mesmo com defeito.

 

“É a nota fiscal que comprova que aquele produto foi comprado em determinado estabelecimento comercial e legitima o consumidor perante uma situação de irregularidade por parte da empresa. Sem a nota fiscal, o consumidor fica impossibilitado de provar a procedência do produto e fica prejudicado”, detalhou.

 

O secretário também fez um alerta importante também quanto à exigência da nota fiscal do setor alimentício, que engloba bares, restaurantes e aplicativos de delivery que possuem um volume considerável de valores relacionados à circulação de mercadoria e serviços, mas que a grande maioria das pessoas não tem a cultura de exigir a nota fiscal.

 

“O setor alimentício possui uma notável representação na arrecadação estadual de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], mas ainda existe muita sonegação exatamente pela falta da exigência da nota fiscal pelos consumidores na hora de realizar o pedido ou o pagamento. Isso gera um impacto negativo na arrecadação e, por consequência, nos investimentos em serviços essenciais, como saúde, educação e segurança”, afirmou Freitas.

 

Por fim, o secretário destacou que, mais que um direito do consumidor, a exigência da nota fiscal é também um dever do cidadão. “Quem exige nota fiscal, mostra que tem compromisso com o desenvolvimento da sua cidade, do seu estado, do seu país”, finalizou.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024