Pesquisar

EDUCATIVA E INFORMATIVA Palestra da Procuradoria Especial da Mulher para alunos de escola estadual aborda violência doméstica e familiar | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma equipe da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), proferiu uma palestra educativa e informativa de alerta à violência doméstica e familiar contra a mulher para alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, nesta sexta-feira (26).

O evento faz parte do calendário de palestras que a PEM promove desde o início do ano letivo nas instituições de ensino, quando esclarece quais são os tipos de comportamentos considerados violência doméstica, bem como possíveis vítimas e agressores.

 

 

“É para dar uma orientação aos alunos para, caso eles presenciem ou vivenciem algum tipo de violência doméstica e familiar, saibam seus direitos e onde podem recorrer”, explicou a diretora do Chame, Hannah Gonçalves.

 

 

 

Conforme a gestora da escola, Marlene Ferreira, os alunos do 2º ano foram os escolhidos pois é geralmente nessa faixa etária que eles começam a se relacionar intimamente com outras pessoas e precisam ter mais conhecimento sobre o assunto.

“São as turmas que os professores identificaram que deveriam saber e aprender mais sobre o direito da mulher. Além de eles já terem relacionamentos entre si, também podem levar as informações e esclarecimentos para as suas famílias e outros colegas”, destacou.

 

 

 

O Chame dispõe de atendimento jurídico, psicológico e de orientação. O programa incentiva mulheres a romperem ciclos de violência doméstica e familiar, bem como a violação de outros direitos, por intermédio de uma equipe multidisciplinar que vai acolher, escutar, avaliar o caso e direcioná-las ao órgão competente.

“Além da informação e da violência em si, a gente fala para os alunos sobre o trabalho da procuradoria levado até quem precisar de atendimento”, concluiu Hannah.

A PEM fica na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço) e no município de Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Há também o Zap Chame no número (95) 98402-0502.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024