Pesquisar

EM ABRIL Comissão da ALE-RR faz adequações para audiência pública sobre autismo e outras doenças cognitivas | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ajustaram detalhes em reunião nesta terça-feira (21) sobre a audiência pública “Autismo, TDAH, Síndrome de Down e outras condições neuroatípicas”, a ocorrer em 5 de abril, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Presidida pela deputada Angela Águida Portella (PP), a comissão colocou em pauta a possibilidade de convidados para discutir não só o autismo, mas outras condições neurológicas e envolver o poder público, redes privadas de saúde e ensino, associações, parlamentares das esferas estadual, municipal e federal, profissionais da psicologia, neurologia, pais e mães e pessoas com deficiência.

“Nossa proposta é trazer a população para falar sobre sentimento, desejo, onde o poder público pode atuar melhor, mas também a iniciativa privada. Precisamos ouvir pais, profissionais, as pessoas com condições neuroatípicas e técnicos para que nos informem tempo de tratamento, necessidades, melhor manejo”, ressaltou a presidente da comissão.

 

Em 8 de março, na primeira reunião da comissão, os parlamentares apresentaram a proposta de falar sobre o “autismo e outras doenças cognitivas”. Contudo, após questionamentos, eles ampliaram a discussão e incluíram outras condições para esclarecer as abordagens e fomentar mais políticas públicas.

 

Questionados sobre as mudanças, os deputados Isamar Júnior (PSC), Marcinho Belota (PRTB), Lucas Souza (Pros) e Dr. Cláudio Cirurgião (União) concordaram em aumentar o campo de debate. “Nossa comissão não é só sobre autismo, mas outras doenças”, colaborou Júnior.

 

 

 

Belot acrescentou. “Acho importante incluirmos essas pautas”.

 

 

 

 

 

Souza enfatizou. “E que possamos elaborar um calendário de ações especiais”.

 

 

 

 

Acompanharam a reunião a cerimonialista Lena Fagundes e o diretor do Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia, Ednaldo Coelho.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024