Pesquisar

EMBARGO VENEZUELANO Geraldo Alckmin garante que tratativas para liberação das cargas ocorra até sexta-feira (23) | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

No início da tarde desta terça-feira (20), em Brasília, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, recebeu uma comitiva de deputados estaduais e a bancada federal de Roraima para tratar sobre o embargo na fronteira com a Venezuela. O encontro durou cerca de uma hora, sem a presença da imprensa.

De acordo com os parlamentares, Alckmin garantiu que o grupo de trabalho, que está em Caracas para dialogar com o Governo venezuelano, segue com as tratativas para liberação das cargas barradas na fronteira o mais rápido possível.

O vice-presidente disse aos políticos que sabe a importância do assunto e colocou o Itamaraty à frente das negociações. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o diálogo foi positivo. “Alckmin caracterizou como urgente a matéria e se comprometeu em promover o diálogo necessário junto ao presidente Lula e a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, e encontrar até, no máximo, sexta-feira uma saída para as mais de 700 carretas que estão aguardando para entrar na Venezuela levando alimentos”, afirmou Sampaio.

A bancada federal foi representada pelos senadores Hiran Gonçalves (PP), Mecias de Jesus (Republicanos) e Chico Rodrigues (PSB), que articulou o encontro, além dos deputados federais Albuquerque (Republicanos) e Gabriel Mota (Republicanos).

Segundo o senador Dr. Hiran, o grupo de trabalho que está em Caracas para negociar com os venezuelanos, é liderado pelo embaixador Flávio Helmold Macieira. “Teremos certamente até sexta-feira uma regulamentação dessa questão. Esperamos que seja uma resposta positiva porque quando a Venezuela bloqueia a nossa exportação, além de gerar prejuízos, gera desemprego e aumenta o fluxo migratório de pessoas que estão fugindo da fome”, concluiu.

Para o senador Chico Rodrigues, Alckmin entende a relevância para os empresários brasileiros, até porque já foi governador de São Paulo e parte da mercadoria vem do Sudeste do país. “Ele tem consciência da importância estratégica e política de Roraima, com essa crise na fronteira. Ele nos garantiu que o governo federal está em contato direto com a Venezuela e acredita que logo a mercadoria seja liberada, até porque são produtos que eles precisam”, enfatizou.

Além dos deputados Marcos Jorge (Republicanos), Catarina Guerra (União), e Gabriel Picanço (Republicanos), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) participou do encontro. Denarium explicou que acredita em uma solução breve, mas enfatizou os prejuízos e a preocupação com a economia do Estado.

“É muito importante a manutenção da relação comercial com a Venezuela para que o comércio entre os dois países possa voltar à normalidade. Essa interrupção pode gerar um pacto financeiro negativo para as empresas exportadoras, inclusive causando desemprego”, salientou.

 

Por Camila Dall’Agnol

Enviada especial a Brasília/DF

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024