Pesquisar

‘FILHOS DE MARIA’ Centro Humanitário de Apoio à Mulher participa de capacitação para redução da violência doméstica | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) participa da capacitação “Filhos de Maria”, alusiva aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, promovido pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), em parceria com ONGs (organizações não governamentais) e os Poderes Executivo e Judiciário.

A programação se iniciou com apresentação de músicas interpretadas pela cantora Euterpe, entre elas a canção “Eu tenho a Maria Penha para me ajudar”, de George Farias e Eliakin Rufino, e depois seguiu com palestras sobre o tema.

“É uma satisfação participar deste evento voltado para a nossa área, que tem o apoio do MP para combater, nesta semana de ativismo, a violência contra a mulher. É um enriquecimento e conhecimento em busca de melhores atendimentos”, contou a diretora do Chame, Aldenize Barros.

 

Conforme Lucimara Campaner, promotora de Justiça da Promotoria de Defesa da Mulher, “Filhos de Maria” é uma proposta de atenção aos homens autores de violência doméstica.

“O sentido é somar forças e nos unirmos no propósito comum, que é a tentativa de redução desse tipo de crime e, também, interromper essa escalada de agressões para evitar mortes desse gênero e o feminicídio”, explicou a promotora.

 

 

 

O evento contou ainda com a presença da promotora de Justiça da Bahia Sara Gama, que apresentou o projeto “Luto por Elas”. Idealizado por ela e pelo diretor da Infância, Adolescência e Juventude da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Euvaldo Jorge, o programa visa sensibilizar homens e mulheres no enfrentamento da violência doméstica e familiar.

A programação seguirá até às 12h desta quinta-feira, no auditório do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR), localizado na Avenida Surumu, 1719, São Vicente.

 

Chame

 

O órgão ligado à Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), atua no acolhimento e atendimento personalizado às vítimas de violência doméstica, seja ela física, psicológica, sexual, entre outras, com vistas a garantir os direitos da vítima, bem como o encaminhamento aos órgãos competentes e orientações jurídicas.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço), na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, e no ZapChame ([95] 98402-05020

Filhos de Maria’

 

O programa fomenta a política reflexiva de reeducação do homem, com base na Recomendação nº 93/2022, do Conselho Nacional do Ministério Público, que indica aos órgãos do MP com atuação no enfrentamento da violência contra as mulheres a implementação de projetos de recuperação do agressor e outras providências.

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom/ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024