Pesquisar

MARÇO ROXO ALE-RR busca conscientizar servidores e público em geral sobre epilepsia | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) receberam nesta terça-feira (28) informações sobre epilepsia, um distúrbio genético ou lesão cerebral que leva o indivíduo a ter sensações anormais ou até mesmo à perda de consciência.

 

Para fomentar a informação entre a população, a autora da Lei nº 1.737/2022, deputada Catarina Guerra (União), em parceria com a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), promoveu uma campanha de conscientização entre os servidores e o público em geral na entrada da Assembleia Legislativa com a distribuição de material informativo alusivo ao Março Roxo.

 

A deputada é vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas e integrante da Frente Parlamentar Interestadual da Pessoa com Epilepsia da Unale. “Buscamos, por meio de projetos de lei, ações e até mesmo dessa união, passar informações sobre essa doença neurológica e conscientizar as pessoas”, explicou.

 

A ação ocorreu de forma simultânea em diversas Assembleias Legislativas do Brasil com a proposta de orientar, principalmente quanto aos primeiros socorros e identificação de sintomas iniciais.

 

Uma das beneficiadas com as informações foi a agente de portaria Wanderléia Rodrigues, que se surpreendeu com o número de pessoas com epilepsia no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e quase 50 milhões de indivíduos no mundo. “Eu não sabia da quantidade. Aqui se explica como tratar. Eu não tinha conhecimento e isso vale muito para nós, da Casa, e a população”.

 

Visibilidade

A Lei nº 1.737/2022 institui no Calendário Oficial do Estado a campanha Março Roxo com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre a epilepsia. Os órgãos públicos poderão promover a iluminação e/ou a decoração do espaço físico com a cor roxa, como forma de dar visibilidade sobre o tema à população.

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

DIREITOS HUMANOS Dia de Conscientização sobre Capacitismo reforça luta por respeito às pessoas com deficiência em Roraima | ALE-RR

Postado em 21 de setembro de 2024

Perita da Polícia Civil de Roraima participa de capacitação para lideranças femininas

Postado em 21 de setembro de 2024

Proposta garante uso de calendário oficial para comprovar feriado em recurso – Notícias

Postado em 21 de setembro de 2024

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6 milhões

Postado em 21 de setembro de 2024