Pesquisar

Missão Empresarial leva produtores de Roraima à Paraíba para aprender sobre produção de leite e derivados | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Empresários rurais de Roraima buscam inspiração para impulsionar a produção de leite de cabra.

O estado da Paraíba, conhecido como a maior produtora de leite de cabra da América Latina, abriu suas portas para 11 empresários rurais de Roraima em uma missão inspiradora organizada pelo Sebrae/RR. Durante os dias 24 a 29 de outubro, esses empreendedores tiveram a oportunidade de visitar propriedades rurais, cooperativas e participar do 17º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL).

Contando com o apoio da FAEPA/SENAR-PB, que programou o roteiro das visitas e esteve ativamente com o Sebrae/RR em todos os dias da missão. O grupo de empresários rurais teve a chance de conhecer as melhores práticas em caprinocultura de leite e de corte, atividades cruciais para o estado da Paraíba, no município de Queimadas, onde tiveram uma visão aprofundada sobre o manejo caprino, melhorias genéticas implementadas para aumentar a produtividade leiteira das cabras e o uso vital da palma como fonte de água para o rebanho, especialmente em meio à seca extrema.

Além disso, visitaram a estação experimental da EMPAER, uma unidade de excelência nas pesquisas que contribuem para a melhoria do rebanho bovino em todo o país, não apenas na Paraíba. Lá, puderam conhecer mais sobre as características e a importância do gado Sindi na pecuária da Paraíba, devido a sua extrema adaptabilidade ao semiárido paraibano

Lucas Wolkartte Costa, analista técnico do Sebrae/RR, enfatizou a importância da missão:

“Foram dias de muito aprendizado para esses produtores, onde puderam ver a importância da sucessão familiar e a importância da tecnologia e da gestão da propriedade para o sucesso do negócio rural. Viram como, mesmo em propriedades pequenas, com poucos hectares e vivendo a realidade da falta de chuvas e seca extrema, ainda havia uma elevada produtividade e geração de renda para as famílias” pontuou.

Durante o 17º ENEL, os empresários tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas que abordaram técnicas de aumento da produtividade leiteira, avanços tecnológicos em bovinos de leite e técnicas de produção queijeira. Eles também aproveitaram para trocar experiências com outros produtores e empresas, conhecendo novos produtos, processos e maquinários.

“Além disso, entenderam a importância da coletividade e a perseverança para o sucesso de uma cadeia produtiva. Tudo que foi visto e ouvido, todo o conhecimento agregado, todo o contraste observado entre a realidade do semiárido com o estado de Roraima, serão de suma importância para o sucesso dos negócios destes empresários” concluiu Costa.

Em Cabaceiras, os produtores conheceram duas grandes cooperativas da Paraíba. A Arteza, referência na produção artesanal do couro caprino de forma sustentável por mais de cem anos, e a Capribov, uma cooperativa que processa mais de 5.000 litros de leite de cabra por dia, dos mais de 400 produtores cooperados, produzindo não apenas o leite, mas também seus derivados, como queijo, iogurte e doces variados.

Cleodon Pereira, empreendedor da Região do Passarão em Boa Vista.

Cleodon Pereira de Melo Neto, da Região do Passarão, Boa Vista, participante da missão empresarial, compartilhou suas impressões:

“A nossa visita ao estado da Paraíba foi de um aprendizado muito significativo, pois vimos que lá se produz bastante, em terras pequenas e com diversas dificuldades, o que para nós foi um grande choque de realidade. Mas com muita habilidade, conhecimento e com o apoio técnico do Sebrae e do Senar, conseguem superar todas essas adversidades, produzindo com qualidade e em larga escala. Só tenho a agradecer ao Sebrae por esta oportunidade de vislumbrar novos horizontes e oportunidades, para aplicar o que vimos de bom lá aqui no nosso estado” disse.

Rosa Claudia Silva Queiroz, empreendedora da região da Serra da Lua.

Rosa Claudia Silva Queiroz, empreendedora da região da Serra da Lua, Bonfim, enfatizou sua jornada na pecuária:

“Sou pecuarista e advogada de formação, mas resolvi entrar na pecuária para profissionalizar a gestão da nossa fazenda, que já está na família há mais de cem anos. A missão à Paraíba foi uma oportunidade valiosa de visitar propriedades com histórias parecidas com a minha de sucessão familiar, e observar que, mesmo em meio à escassez de chuvas geram renda e tem qualidade de vida. E quando olhamos para a realidade de Roraima, que tem abundância de chuva e terra, vejo que ainda nos falta a gestão correta dos recursos e do negócio” argumentou.

A visita dos empresários rurais de Roraima à Paraíba não apenas fortaleceu os laços entre os estados, mas também trouxe conhecimentos valiosos para impulsionar a produtividade e gestão de seus negócios. A experiência adquirida servirá como base para promover uma produção mais sustentável e rentável em Roraima.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Projeto cria selo para identificar empresas que promovam direitos dos idosos – Notícias

Postado em 7 de setembro de 2024

TikTok contribui para potencializar vendas de pequenas marcas | ASN Roraima

Postado em 7 de setembro de 2024

Ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia a 8 de janeiro

Postado em 7 de setembro de 2024

UNIDADE LIBERDADE Escolegis oferece 560 vagas para preparatório do concurso do TJ-RR e outros nove cursos presenciais | ALE-RR

Postado em 7 de setembro de 2024