Pesquisar

PREVENÇÃO Procuradoria da Mulher da ALE-RR promove palestra sobre combate à violência em escola do São Vicente | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu nesta quarta-feira (27) uma palestra sobre violência doméstica e familiar para estudantes da Escola Estadual São Vicente de Paula, localizada no bairro São Vicente. A ação faz parte de uma série de visitas realizadas pelo órgão em estabelecimentos de ensino do Estado, com o intuito de prevenir o agravamento desse tipo de agressão.

A equipe multidisciplinar composta por profissionais do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e do Centro Reflexivo Reconstruir, ambos ligados à PEM, palestrou para estudantes do sétimo e oitavo ano da escola. O objetivo da iniciativa é fornecer informações sobre os tipos de violência doméstica e familiar, com base na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), além de abordar temas relacionados à prevenção e onde buscar ajuda em situações de risco.

Uma dessas profissionais é Magdalena Ignatz, advogada do Chame. Ela destaca que ações da procuradoria expandem o conhecimento para os jovens sobre o combate à violência, principalmente pelo número de alunos atendidos.

“Periodicamente, a gente monta um cronograma, em que três a quatro escolas por semana são visitadas. O nosso intuito é prevenir, pois, com essa iniciativa, a gente tem esperança de que a violência doméstica diminua cada vez mais”, declarou Ignatz.

 

 

A receptividade por parte da comunidade escolar foi muito positiva. O professor de educação física Erivelton Almeida elogiou a iniciativa da Procuradoria da Mulher. “Essa atividade da Assembleia Legislativa é relevante para que o aluno possa se conscientizar de quando sofrer, vivenciar ou presenciar um ato de violência, ele saiba a quem recorrer e a quem pode fornecer apoio nessa delicada situação”, ressaltou.

 

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta de psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece o serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado aos agressores. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame, pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024