Pesquisar

Projeto prevê gratuidade de transporte a mesários, jurados e para comparecimento como testemunha – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


19/09/2022 – 11:57  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Haroldo Cathedral, autor da proposta

O Projeto de Lei 2307/22 estabelece gratuidade de transporte público a mesários e cidadãos convocados para Tribunal do Júri, além de testemunhas e vítimas intimadas a comparecer perante a Justiça. A medida é válida para passagens de ônibus, trens e metrôs, e limita-se ao trajeto entre o domicílio da pessoa e o local da convocação.

Pela proposta, o direito será exercido nos dias em que o cidadão for convocado para trabalhar nas eleições, no caso de mesário; para audiências e julgamento do Tribunal do Júri, no caso de jurados; para comparecimento perante a polícia judiciária, no caso de vítimas e testemunhas.

A legislação atual garante à testemunha o reembolso de suas despesas para comparecimento à audiência, no entanto não trata de outros casos citados no projeto.

Na avaliação do autor, o deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR), o objetivo é “impedir que esses cidadãos tenham qualquer tipo de prejuízo financeiro pelo exercício de atividade compulsória de interesse exclusivamente estatal”.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

SP: após apagão, bares e restaurantes pedem mais prazo para impostos

Postado em 17 de outubro de 2024

Mercopar 2024: Sebrae/RR marca presença em um dos maiores eventos da América Latina voltados à Inovação | ASN Roraima

Postado em 17 de outubro de 2024

SEGURANÇA JURÍDICA Reunião da Comissão de Cultura da ALE-RR discute revogação de lei sobre tombamento de 508 prédios públicos | ALE-RR

Postado em 17 de outubro de 2024

“esse é um marco para o Brasil e para o SUS” — Agência Gov

Postado em 17 de outubro de 2024