Pesquisar

Sebrae participa de painel sobre mercado de trabalho e empreendedorismo | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul

Representando o Sebrae Roraima, o superintendente Emerson Baú, participou do painel “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo no Brasil e em Roraima” durante o segundo dia do Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul, evento promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) que está acontecendo no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), desde o dia 19 de março e encerra nesta quinta-feira.

Trazendo a discussão sobre as dificuldades que os imigrantes e refugiados passam para conseguir um emprego formal como barreiras culturais, falta de fluência do idioma e xenofobia, o painel evidenciou que criar o seu próprio negócio é uma das principais alternativas que esse público enxerga como uma oportunidade de transformar sua vida.

Destacando experiências locais sobre o empreendedorismo e o papel do Sebrae Roraima em impulsionar este setor, o Superintendente Emerson Baú, pontuou que empreender não tem barreiras e fronteiras.

Estar presente neste encontro foi extremamente importante porque conseguimos mostrar que o Sebrae é uma instituição que pode contribuir no aspecto do desenvolvimento sustentável da região, através de capacitações, orientações e consultorias que vão ajudar os empreendedores a impulsionar o seu negócio seja ele imigrante ou não, pois somos uma instituição que atende a todos. frisou Baú.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae/RR.

Compartilhando dados significativos em relação ao saldo de empregos formais para estrangeiros em Roraima no ano de 2023, o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, apresentou a palestra “O mercado de trabalho para a população migrante de Roraima” evidenciando que somente em 2022, mais de 30% dos empregados formais eram estrangeiros.

O setor do comércio é o que mais emprega esse público representando 60% das vagas, então apesar da nossa economia ser pequena devido ao tamanho do estado, esses dados demonstram que estamos tento um crescimento significativo e que os imigrantes possuem uma grande participação no mercado de trabalho local. esclareceu Martinez.

Fábio Martinez,, o assessor econômico da Fecomércio-RR.

Visando impulsionar esse espaço de aprendizagem o Sebrae/RR trouxe a palestrante, professora e doutora do programa de pós-graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Andrea Poleto Oltramari. Em sua apresentação, ela explicou sobre o projeto ‘Observatório da Emigração Brasileira’, iniciativa que visa dar visibilidade e apoio às experiências de brasileiros que empreendem no exterior.

Sabemos que há preconceitos e barreiras que impedem a entrada desses imigrantes no mercado de trabalho e queremos mudar esse cenário através do apoio e parcerias de instituições do Brasil que possam dar esse suporte para eles desenvolverem seus negócios. destacou Andrea.

Andrea Poleto Oltramari, professora e doutora do programa de pós-graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enriquecendo esse espaço com sua jornada como imigrante venezuelana, empreendedora, e proprietária da empresa de artes e artesanato ‘ProcriArt Aweku’, Norelis Nathalie, sensibilizou e inspirou os participantes com a história do seu negócio.

Mais que uma loja, meu empreendimento é uma jornada de vida, pois transformei minhas dores pessoais em algo que além de proporcionar o sustento da minha família também é um negócio que valoriza a cultura indígena. disse Norelis.

Norelis Nathalie, proprietária da empresa de artes e artesanato ProcriArt Aweku.

Em seu discurso, a empreendedora acrescentou que o Sebrae Roraima faz parte da história do seu negócio e que através de capacitações, palestras e participações em projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino como o Sebrae Delas, ela compreendeu que reconhecer seu talento é fundamental para iniciar seu próprio empreendimento.

Durante todo este tempo aqui em Roraima tenho evoluído não somente como empreendedora, mas também a nível pessoal. Ter esse reconhecimento por parte do Sebrae é emocionante, pois eu sou a primeira mulher venezuelana a ganhar o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios depois de 19 edições, então poder contar todo o processo que passei e inspirar outras mulheres foi empolgante. concluiu.

FEIRA DE OPORTUNIDADES

Gerando renda e visibilidade para os pequenos empreendedores, na entrada do CAF, está ocorrendo uma feira cultural e empreendedora, das 16h às 20h30, com 17 expositores com vendas de artesanato indígena, bebidas, alimentos, artigos de decoração, bijuterias e utensílios domésticos. O espaço dedicado a comercialização, demonstração e degustação dos produtos ocorrerá até o dia 21 de março.

Com uma expectativa de público de cerca de 300 pessoas, a feira conta com os seguintes expositores: Cooperativa Roraimel, Café Monte Roraima, Bebidas Monte Roraima, Artesania, Artesanatos Warao, Frizante, Grupo Parima, Eunice Reges, Art Cores RR, Jau Isia, Museu a Casa Artesania Warao, Exclusivas Je, Procriart Awekü e Sebrae Roraima Atendimento.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024