Pesquisar

Sebrae Roraima participa de discussões sobre oportunidades de geração de renda para imigrantes | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Cerca de 17 expositores participam com alimentação e artesanato na entrada do Centro Amazônico de Fronteira até o dia 21 de março.

O Sebrae Roraima estará presente, até o dia 21 de março, no Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul: Estratégias administrativas e impactos socioeconômicos, com a Feira de Empreendorismo e participação em painéis sobre mercado de trabalho e empreendedorismo no Brasil e em Roraima. O evento, promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ocorre no Centro Amazônico de Fronteira (CAF).

A abertura oficial ocorreu na noite desta terça-feira (19), com a apresentação dos parceiros envolvidos no evento. O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, enalteceu a iniciativa por proporcionar espaços para discussões pertinentes a mobilidade populacional e as oportunidades encontradas no empreendedorismo, por imigrantes, para reerguer superar os desafios da vida.

Em Roraima temos uma diferenciação cultural em vários aspectos. Trazendo para o prisma do empreendedorismo, que é onde o Sebrae atua, podemos apoiar a imigração, em nosso Estado, em várias vertentes promovendo novas oportunidades de geração de renda, disse Baú no discurso de abertura.

O anfitrião, o reitor da UFRR, Geraldo Ticcianeli, ressaltou a necessidade de ampliar as discussões sobre mobilidade populacional com parceiros, acadêmicos e professores. “Juntamente ao setor comercial, ao setor produtivo, para que encontre soluções palpáveis e, obviamente, Sebrae estando neste processo, fomentando o comércio, fomentando a abertura de novas vagas, fomentando a atratividade para essa mobilidade é uma parceria que vai dar certo”, destacou.

Entre os convidados esteve a coordenadora de Atenção ao Migrante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Niusarete Margarida de Lima, que explanou sobre os trabalhos de pesquisa e de acolhimento de quem migra Mundo à fora.

Temos que pensar em empoderar essas pessoas para que elas possam contribuir também com o nosso País e cuidar dos seus com independência, sem a necessidade de depender do Estado e um evento como este nos traz a luz, uma série de desafios que temos a vencer se trabalharmos de mãos dadas políticas públicas, sociedade civil e o empresariado dando oportunidade para que esta população mostre seu potencial, justificou a representante do Governo Federal ao enaltecer a função do Sebrae no apoio aos negócios de migrantes que escolhem Roraima para recomeçar a vida.

Oportunidades

Logo na entrada do CAF, 17 expositores participam com a venda de artesanato indígena, alimentos e bebidas, artigos de decoração, bijuterias e utensílio domésticos, entre eles: Cooperativa Roraimel, Café Monte Roraima, Bebidas Monte Roraima, Artesania, Artesanatos Warao, Frizante, Grupo Parima, Eunice Reges, Art Cores RR, Jau Isia, Museu a Casa Artesania Warao, Exclusivas Je, Procriart Awekü e Sebrae Roraima Atendimento.

A Agenia Centeno é artesã e integra o Museu a Casa – Artesania Warao. O espaço é uma ONG (Organização Não Governamental), com sede em São Paulo, e que está em Roraima desde 2019 para atender às migrantes indígenas, especialmente da etnia Warao, cuja origem é da Venezuela.

Entre as especialidades estão a confecção de redes, bolsas, entre outros objetos feitos com a fibra e sementes de açaí e buriti. Sobre a Feira do Empreendedorismo, Agenia teceu elogios e expectativas. “É um espaço bom para dar visibilidade ao artesanato exposto e dá visibilidade às mulheres do Abrigo Rondon III”, contou.

Essa visibilidade foi destacada pelo diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú. “A Feira do Empreendedor é tem como objetivo disponibilizar espaços adequados para que os produtores, em especial de artesanato, consigam apresentar suas peças, comercializando e gerando emprego e renda”, explicou.

As perspectivas para os dias de evento são promissoras, comentou a analista técnica da Unidade de Atendimento da Região Central Norte do Sebrae Roraima, Jesana Figueira. “A expectativa de público aqui é de cerca de 300 pessoas, então terá uma grande demanda para eles e são pessoas que tem adesão a estes produtos, então eles vão conseguir comercializar bem”.

Confira a programação para esta quarta-feira (20)

9h – 11h: Apresentações de trabalhos: resumos expandidos

11h – 11h45: Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR

12h – Intervalo

Painel 1 – Cenários: Mercado de Trabalho e Empreendedorismo no Brasil e em Roraima

16h – 16h30: Presidente da Fecomércio/RR – Ademir Santos – experiências locais na contratação de imigrantes

16h30 – 17h: Diretor Superintendente do Sebrae/RR – Emerson Baú – experiências locais de empreendedorismo

17h – 17h30: Empreendedorismo: Relatos de uma migrante venezuelana – Norelis Nathalie Madriz Falcon – Gestora da Prociart Aweku – Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

17h30 – 18h: Palestra – Professor Dr. João Carlos Jarochinski Silva – Centro de Ciências Humanas (CCH) – UFRR

18h – 18h30: Palestra – Professora Dra. Andrea Poleto Oltramari – Programa de Pós-Graduação em Administração – UFRGS

18h30 – 19h: Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR

19h – 19h30: Intervalo

Painel 2 – Cenários econômicos: Mercado de Trabalho, Padrões de produção e de Consumo na América do Sul perante ao fluxo migratório venezuelano

19h30 – 20h: Palestra – Professor Sr. José Guillermo Koechlin Costa – Professor do departamento de Ciências Sociais; Coordenador e pesquisador do Instituto de Ética e Desenvolvimento da Universidade Antônio Ruiz de Montoya (Lima) – Peru

20h – 20h30: Palestra – Professor Sr. William Mejia – Grupo de Investigación em Movilidad Humana – Colombia

20h30 – 21h: Palestra – Professor Sr. Jorge Dehays Rocha – Professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Chile; Consultor da OIM e do Celad-Cepal

21h – 21h30 Debate – Mediador/a: Professor/a da UFRR

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Sebrae/RR realiza no município de Pacaraima, mais uma etapa do curso Leme de Liderança Cívica | ASN Roraima

Postado em 19 de setembro de 2024

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024