Pesquisar

SESSÃO ESPECIAL Homenageadas pela ALE-RR pedem mais esforços para fim da violência e exaltam ações da Casa em prol das mulheres | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

“Ser mulher não é fácil, pois sabemos que vivemos em uma sociedade repleta de preconceitos e conceitos que definem padrões de ser mulher”. A afirmação foi feita pela deputada Joilma Teodora (Podemos) ao presidir, nesta quarta-feira (8), a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ainda de acordo com a parlamentar, a Casa não tem medido esforços para implantar programas e leis que se tornam uma rede de apoio às políticas públicas para o público feminino.

 

O evento no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas começou com apresentação das cantoras Kaline Barroso e Anne Sanfoneira, que interpretaram a canção “Triste, Louca ou Má”, de Francisco, el Hombre. Representantes dos Três Poderes do Estado defenderam o fim da violência doméstica e familiar e pediram mais participação feminina na política. Servidoras da Casa e alunos das escolas estaduais Lobo D’Almada e Gonçalves Dias também participaram das homenagens.

 

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que a Casa sempre primou pelo fortalecimento de políticas públicas de apoio às mulheres.

 

“São ações de reconhecimento aos direitos delas, em especial, referentes ao enfrentamento da violência. Depois que assumi a presidência, junto à Mesa Diretora e com o apoio dos 23 deputados, temos fortalecido esse embate por meio do Chame [Centro Humanitário de Apoio à Mulher], que é uma ferramenta muito importante de apoio às vítimas, identificação de agressores e encaminhamento delas para acompanhamento profissional. Há ainda os projetos de lei, que sempre serão prioridade e terão a atenção necessária”, resumiu.

 

Joilma Teodora afirmou que a missão de representar a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) não é fácil, mas a recebeu com honra.

 

“A cada sete horas, uma mulher é assassinada no Brasil. A cada dez minutos, uma é violentada sexualmente. Temos muito a fazer para ajudar essas vítimas. Tivemos avanços, mas não o suficiente para não deixar tantas mulheres morrerem. A Procuradoria Especial tem o compromisso, por meio das leis e do acompanhamento das ações executivas, de proporcionar justiça e igualdade, que são direitos básicos para que possamos resgatar a confiança, autoestima, esperança, as metas e os sonhos de cada mulher, não só hoje, mas todos os dias”, ressaltou.

 

Mulheres convidadas e homenageadas discursaram e reafirmaram durante a sessão especial a necessidade de ações voltadas para a proteção e maior espaço da mulher na sociedade em todos os campos.

 

Marília Pinto, ex-deputada e primeira procuradora especial da Mulher, disse que Roraima já avançou em relação ao espaço e direitos delas na sociedade, porém, ainda há muito o que alcançar.

 

“É preciso buscar uma nova consciência. A sociedade necessita despertar para essa causa, para a igualdade de gênero, para a mulher ocupar os seus devidos espaços. Temos que imprimir uma nova visão. A classe política, os detentores de poder precisam abraçar isso e se comprometerem de fato, pois ainda há um longo caminho a percorrer. Mas vejo com alegria a conquista da permanência do Chame e a criação de unidades do centro em outros municípios do Estado”, avaliou Marília.

 

A deputada Aurelina Medeiros (PP), também ex-procuradora da Mulher, lembrou do poder que elas têm para fazer e estar onde quiserem.

 

“Ninguém tem mais poder que a mulher. Ninguém gera, dá à luz o homem e forma a personalidade como ela faz. A mulher tem que querer ir à luta e participar do processo para chegar ao seu lugar. É preciso que nós acreditemos que podemos chegar aonde quisermos, como todo mundo. É uma questão de consciência de cada um. É a gente saber, querer, ter determinação e coragem de dizer: eu sou capaz e vou ocupar o meu lugar”, salientou.

 

 

A sessão foi encerrada com uma apresentação musical e entrega de flores dos deputados a todas as mulheres presentes.

 

Além das deputadas Angela Águida Portella (PP), Catarina Guerra (União) e Tayla Peres (Republicanos), participaram do evento a primeira-dama de Roraima, Simone Denarium; a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Souza; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Elaine Bianchi; a juíza do Tribunal de Justiça de Roraima, Suelen Alves; a defensora pública, Terezinha Muniz; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Verlânia Silva de Assis; a advogada Natalia Roseira; a delegada Giuliana Castro e a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Graça Policarpo.

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza | Marley Lima | Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024