Pesquisar

Startups de impacto são premiadas no Pitch Day | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Após quatro mês de imersão, foi hora de mostrar as ideias inovadoras que surgiram nesse processo e seus impactos para o cenário em Roraima.

O Pitch Day marcou o encerramento de uma Jornada de Pré-Aceleração de startups roraimenses promovida pelo Sebrae/RR com a Semente-Negócios. Na terça-feira, 31, o SebraeLab foi palco de uma noite repleta de inovação e coragem para gerar mudança. Duas ideias de impacto foram escolhidas como destaque e presenteadas com uma viagem de incentivo para um evento de inovação nacional.

A proposta foi celebrar os resultados alcançados após quatro meses de uma imersão no mundo das startups, incentivadas a aprimorar e colocar em prática as ideias e soluções encontradas pelos participantes.

O Sebrae vem incentivando iniciativas como essas. A gente modelou esses negócios nascentes para trilhar uma jornada empreendedora. Então, são negócios iniciais, mas são negócios promissores, e buscamos realmente fomentar e movimentar esse empreendedorismo de inovação aqui em Boa Vista, frisou o gestor do Sebrae Startups, Luã Andrade.

A jornada iniciou com 30 empresas-sementes, dessas, apenas nove decidiram ir até o fim, e seis se desafiaram a apresentar suas startups para causar impacto significativo no cenário de negócios de Roraima durante o Pitch Day.

A banca avaliadora foi composta por Marlinda Araújo, gestora de projetos especiais do Sebrae/RR, Samuel Souza empreendedor e consultor de statups e Amaury Cerqueira Ceo da TreeBack. Em um pitch, apresentação rápida sobre a ideia/solução, seis empresas expuseram suas estratégias inovadoras. Participaram Greencycle, BV Pride, SmartEdu, Iassá Biocosméticos, Clubinho de Investimento e ButiCoop.

Todas as apresentações foram inspiradoras, mas os destaques desse ciclo, foram as startups, Iassá Biocosméticos e Greencycle. Ambas as equipes foram premiadas com uma viagem voltada para a participação em um evento de inovação focada em cada nicho.

Luara Almeida e Rosileny Souza viram nos resíduos de açaí uma solução para um aproveitamento ainda maior do fruto, além de conciliar com questões econômicas e sustentáveis, e parti dele produziram um sérum que atua no combate ao envelhecimento da pele.

A gente quer aproveitar os resíduos e o melhor que a Amazônia tem a oferecer pra todos nós de uma forma sustentável. Em duas empresas que a gente foi, conversou e perguntamos sobre a parceria com a nossa startup tratando esses resíduos foi muito positivo, o match perfeito. Porque vai reduzir os custos deles e trazemos a solução para esses resíduos que não serão descartados de qualquer jeito e ajudamos a bioeconomia da nossa Amazônia, contou Rosely.

Luara Almeida e Rosileny Souza da Iassá Biocosméticos e o gestor do Sebrae Startups, Luã Andrade.

Seguindo esse mesmo pensamento de redução de resíduos e descarte inadequado de produtos, a Greencycle, tem a intenção de recolher as embalagens de medicamentos e gerar descontos a partir dessa consulta do consumidor junto ao estabelecimento.

O Sebrae e a Semente me acompanharam no desenvolvimento dessa ideia e ajudaram a entender o mercado, os processos e eu estou muito feliz por receber esse reconhecimento. A minha startup aborda o problema ambiental e econômico e vai trabalhar inicialmente com a reciclagem e a reutilização de embalagem de medicamento, mas pensamos em expandir para embalagem plástica e de alumínio, explicou o CEO da startup, Denis Castro.

CEO da startup Greencycle, Denis Castro.

A ideia da Jornada é oportunizar espaço para o nascimento de empresas-sementes que buscam solução local. Direto do Acre, a Gestora do Semente-Negócios, Carol Alves explicou a necessidade de inovação, principalmente na Amazônia.

Se a gente olhar a história da humanidade a gente sabe o que acontece com as comunidades que não inovam acabam ficando para traz. Por isso, a gente precisa que vocês sejam esses propagadores de inovação e empreendedorismo. Esse momento é o início de uma outra etapa. Que a gente possa ajudar a despertar em nossos gestores públicos e lideranças a importância disso, ressaltou Carol.

A Semente Negócios foi a empresa parceira dessa jornada, e atua na promoção da inovação desde 2011. Os participantes passaram por um período de desenvolvimento e amadurecimento como empreendedor para que possamos impactar a comunidade. Dentro dessa metodologia cada empreendedor percorreu de forma personalizada, independente da fase que estava, pois a ideia é que ela seja viva e permita essa flexibilidade.

Alguns conteúdos abordados foram o perfil do empreendedor, jurídico, modelagem de negócios, mentalidade empreendedora, testes de mercado, sustentabilidade entre outros assuntos. Além de um espaço especial dedicado ao Marketing e Posicionamento.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Segmentos da Moda e Beleza são destaque em grande evento promovido pelo Sebrae, de 20 a 23 de setembro em Boa Vista | ASN Roraima

Postado em 16 de setembro de 2024

Projetos de Turismo Comunitário receberão apoio em Unidades de Conservação — Agência Gov

Postado em 16 de setembro de 2024

Unidades de saúde realizam atividades sobre saúde mental para servidores

Postado em 16 de setembro de 2024

Projeto prevê a criação de centros de bem-estar para pessoas idosas – Notícias

Postado em 16 de setembro de 2024