Pesquisar

Turma de Empretec Rural: Sebrae/RR leva empreendedorismo para o campo | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Por seis dias, 25 participantes ficaram imersos nessa nova metodologia voltada para o setor produtivo e agrícola.

Roraima tem o agronegócio como um dos pilares da economia local. Para contribuir ainda mais para o avanço e crescimento do Estado, o Sebrae/RR trouxe para os produtores e empresários do agro uma oportunidade de explorar e melhorar as suas características empreendedoras com o Empretec Rural.

De 23 a 28 de outubro, os 25 empretecos foram apresentados à novas perspectivas e oportunidades. Foram seis dias de imersão em uma metodologia única desenvolvida para o segmento.

O Empretec Rural está abrindo a mente e mostrando novos horizontes. É o povo do campo vindo aprender a planejar, a pensar, a inovar. É o Sebrae dentro desse novo contexto. O meio rural está forte e nós estamos presentes frisou o diretor administrativo e financeiro do Sebrae/RR Almir Sá.

A gestora estadual do Empretec, Núbia Ribeiro, esclareceu que foi identificada a necessidade de atender o setor produtivo em um formato que proporcionasse o melhor aproveitamento e contribuísse com a inovação e crescimento. Agora as portas estão abertas também para o campo.

Mais uma vez o Sebrae vem com o seu olhar sensível prestigiando o setor produtivo, produtores, agricultores, essas pessoas que fazem a diferença. Com certeza teremos aí grandes empreendedores trabalhando por esse processo de empreendedorismo no campo comemorou.

Todo esse empenho chegou aos produtores e empreendedores rurais de forma muito positiva. Eles se sentiram enxergados e sem dúvidas a experiência foi enriquecedora e única. Nascida no campo, Neidimara Morais, é engenheira agrônoma e pecuarista. Apesar de o trabalho da família ser focado no setor rural há mais de 50 anos, e experiência não faltar, nunca é tarde para aprender algo novo.

O Seminário faz a gente pensar e raciocinar como empreendedor, deixando as coisas bem claras, quais as metas e objetivos para que possamos conseguir medir o que fazemos. Assim conseguimos analisar melhor as cosias e ter uma visão do alto da propriedade e identificar o que podemos melhorar pontuou Neidinara.

Assim como ela, João Menezes, atua há 15 anos no mercado, com a compra e venda de produtos oriundos da agricultura e parabenizou a instituição pela iniciativa que trouxe novas formas de posicionamentos. “É uma das mais inovadoras experiências que eu tive. Estou vivenciando um momento ímpar de negócio na minha vida e o aprendizado que foi colocado aqui vai nortear a nossa vida no agro a partir de agora”, frisou o empreendedor.

Outra empreteca apaixonada, compartilhou a sua visão da imersão. A produtora e advogada agrária, Aline Zago conta que esse foi um divisor de águas em um processo de autoconhecimento e busca por novas habilidades que ela já estava passando.

Foi uma experiência além do que eu imaginava, nos ensinou a olhar o empreendedorismo no agro realmente como uma empresa, porque as vezes estamos ali trabalhando no setor produtivo e não temos essa visão de cuidar como empresa, de se preocupar com planejamento, organização financeira e eu busco incentivar isso pontuou Aline.

O Empretec já se consolidou como uma ferramenta de transformação e impulsionadora de novas ideias de sucesso. A turma 106, é a primeira após 20 anos que não é realizada uma imersão nessa metodologia adaptada para o setor rural contou o facilitador Luiz Fescina.

É uma metodologia que vem também da ONU e foi adaptada para o meio rural, com uma linguagem bem próximo do homem do campo. A gente trabalha todas as 10 características empreendedoras, desde estabelecimento de metas, autoconfiança, persuasão e rede de contatos. E como eles utilizam isso para obter melhores resultados na propriedade rural deles explicou Fescina.

O Seminário encerrou os encontros no sábado dia, 28, e agora os participantes estão preparados para aplicar em seus empreendimentos todos os processos e etapas compartilhados com eles durante a imersão.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

TikTok contribui para potencializar vendas de pequenas marcas | ASN Roraima

Postado em 7 de setembro de 2024

Ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia a 8 de janeiro

Postado em 7 de setembro de 2024

UNIDADE LIBERDADE Escolegis oferece 560 vagas para preparatório do concurso do TJ-RR e outros nove cursos presenciais | ALE-RR

Postado em 7 de setembro de 2024

Brasil bate marca histórica de medalhas nos Jogos Paralímpicos — Agência Gov

Postado em 7 de setembro de 2024