Pesquisar

Vídeo sobre lista de presos na Esplanada não foi tirado do ar pela TV Senado — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

“O face bloqueia não deixa postar…..ATENÇÃO: A TV Senado apresentou esse vídeo hoje pela manhã! Logo em seguida, o Congresso e Senado ligaram para a própria TV Senado intimando-a, sob forte ameaça e pressão, que retirassem de todos os demais telejornais! E já foi retirado até mesmo do YouTube!! Vamos fazer a nossa parte! Repassem sem dó!”

Essa mensagem está circulando em grupos do WhatsApp e nas redes sociais, junto com um vídeo que chama atenção para a lista de presos encaminhados para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e incluiria nomes de pessoas que não estariam de fato envolvidas nos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

O Senado Verifica já alertou sobre esse tipo de publicação: TV Senado mandou tirar do ar. Isso é fake!

Fake news com esse conteúdo e envolvendo a TV Senado são recorrentes. Mais um motivo para o cidadão ficar atento e recusar o compartilhamento. Além da insistência em publicar fatos falsos, essas postagens omitem pontos importantes. Vale a pena relembrar:

  • A TV Senado, inaugurada em 1996, foi a primeira emissora legislativa do Brasil com alcance nacional. É mantida pelo Senado Federal e tem a finalidade de transmitir, diariamente, as atividades da Casa. E não tem — nem a TV Senado, nem o Senado — ingerência sobre a gestão de qualquer outra emissora.
  • A programação da TV Senado, 24 horas no ar, inclusive aos finais de semana, consiste na transmissão de reuniões das comissões e sessões plenárias. Inclui jornalismo diário sobre o que acontece no Senado e programas jornalísticos, de entrevista e culturais. Documentários, produtos digitais e institucionais também integram a grade de programação.
  • Os eventos legislativos captados pela TV Senado são transmitidos sem edição e com sinal aberto que pode ser reproduzido por outras emissoras.
  • As íntegras dos eventos transmitidos pela TV Senado ficam disponíveis tanto na base de dados da emissora quanto no site na internet. E isso pode ser conferido em outra ferramenta: o Senado Multimídia, plataforma que facilita o acesso a áudios e vídeos de todas as reuniões e sessões realizadas. E pela TV Senado Agência usuários cadastrados podem obter conteúdos brutos gratuitamente.

Quer saber mais sobre a TV Senado? Acesse: www.senado.leg.br/tv ou youtube.com/tvsenado.

Não se deixe enganar. Veja no Senado Verifica como identificar notícias falsas e ajude a combater a desinformação.


Senado Verifica – Fato ou Fake é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Quer checar uma informação sobre o Senado? Envie uma mensagem para: . #FakeNewsNão!

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal – Da Agência Senado – acesse aqui.

Leia também:

EXPRESSÃO ARTÍSTICA Assembleia Legislativa fomenta acesso à arte por meio de aulas de teatro no Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 19 de setembro de 2024

Unidades de ensino estaduais retornam às aulas presenciais após revitalização

Postado em 19 de setembro de 2024

Projeto exige informação sobre prematuridade do bebê na certidão de nascimento – Notícias

Postado em 19 de setembro de 2024

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Postado em 19 de setembro de 2024